O Campus Universitário da UFPA-Abaetetuba, através da Divisão de Acessibilidade (DAC), torna público o resultado da seleção para turma do primeiro semestre do curso " Libras na Comunidade". Em razão do alto número de inscritos foi necessário realizar um sorteio. A aula inaugural ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 24 de Março, no auditório Cabanagem, às 15h. Os demais candidatos que não foram selecionados nesta primeira chamada, formarão outra turma que está prevista para o segundo semestre de 2023. Confira o resultado da seleção:
Resultado
Campus de Abaetetuba promove a Semana do Calouro 2023 para discentes da 1ª entrada
Com uma programação ampla e diversificada, a Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba, promoveu a Semana do Calouro 2023, para discentes da 1º entrada. O evento reuniu estudantes dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia e Engenharia de Produção, que entre os dias 13 e 17 de março participaram de uma série de atividades como orientação acadêmica, palestras, dinâmicas e práticas esportivas.
O evento começou na segunda-feira, dia 13, com uma mesa de abertura que contou com a participação da professora Dra. Ana Áurea Maia, Coordenadora do Campus Universitário de Abaetetuba; do professor Dr. Flávio Vargas, Vice Coordenador; além de diretores de faculdade, coordenadores dos cursos de Física, Pedagogia, Engenharia de Produção e representação discente com o Diretório Acadêmico (DA) e Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ).
Programação
Neste ano, a Universidade Federal do Pará escolheu como tema da Semana do Calouro: “Universidade, Democracia e Direitos Fundamentais: Uma reflexão sobre cidadania”. A professora Dra. Deusa Sousa proferiu a conferência de abertura da Semana com o tema do evento e destacou pontos relevantes sobre o papel da universidade na sociedade e a importância da democracia para o país e para a academia.
Nos dias 13 e 14 de março, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer através dos servidores da instituição, a função de setores do Campus de Abaetetuba, como a Secretaria Geral de Graduação (SEGG), a Divisão de Acessibilidade e Inclusão (DAC), a Divisão de Assistência Estudantil (DAEST), a Associação de Discentes Quilombolas (ADQ), a Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), a Biblioteca, a Coordenadoria Acadêmica, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e o Diretório Acadêmico.
O evento também promoveu 02 mesas redondas: “A Mesa de extensão”, com depoimentos de professores que gerenciam projetos extensionistas, mediado pela professora Dra. Ladyana Lobato e a “Mesa de Egressos”, com depoimento de egressos do campus, mediado pelo professor Dr. Reinaldo Lima.
No dia 15, os estudantes participaram da palestra sobre: “Educação Financeira”, ministrado pela servidora Alene Nobre. Nos dias 17 e 18, as faculdades promoveram atividades específicas para os cursos, incluindo visita aos laboratórios, cursos, dinâmicas e práticas esportivas.
Feira Agricultural
Durante a Semana do Calouro, o Campus de Abaetetuba recebeu, também, mais uma edição da Feira Agricultural, ligada ao projeto de extensão “Circuitos curtos de comercialização, valorização do território, organização de mulheres agriculturas em Abaetetuba, coordenado pela professora Joseline Trindade da Faculdade de Educação do Campo (Fadecam). Para a docente, a feira busca “fortalecimento da cooperação entre agricultores locais e a universidade, buscando a valorização dos agricultores e agricultoras locais, além de implantar um espaço onde agricultores possam trazer seus produtos e artesanatos e comercializá-los na região do Baixo Tocantins”.
Trote solidário
No Trote Solidário, os alunos de graduação foram convidados para participar da campanha de doação de produtos de higiene pessoal que serão entregues para a “Fazenda Esperança - Dom Angelo Frosi”, instituição onde vivem jovens dependentes químicos em Abaetetuba.
Texto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus de Abaetetuba
O Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba, vai promover, no dia 21 de março, no auditório Cabanagem, às 09 horas, a “Ciranda de Ecologia e Saberes”.
O evento faz parte da programação do Dia Internacional das Florestas, celebrado no dia 21/03. O encontro também contará com uma sessão especial do Lançamento do Documentário “Resistências no Chão da Floresta: Agroecologia na Amazônia”, podendo ser acessado aqui.
A programação contará também com o “Diálogo de Saberes: Povos Tradicionais, Território e Educação Antirracista em Movimento”, com participação da Professora Dra . Ana Tereza Reis (UnB/MESPT/GPDES), Professor Dr. Romier Sousa (IFPA/ABA) e com a Mestranda Grazielle Azevedo (UnB/MESPT/GPDES e ELOSS/UFPA) da Comunidade Tradicional Ribeirinha da Ilha do Capim. O Dialogo de Saberes ocorre em uma data também muito simbólica em que mundialmente no 21 de março se celebra o “Dia Internacional contra a Discriminação Racial” e recentemente instituído no Brasil pelo presidente Lula como dia Nacional de Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
A atividade contará com a mediação das Professoras, Jacqueline Freire (DJUMBAI/ELOSS/UFPA), Mariza Felippe (DJUMBAI/LASTRO/UFPA), Deusa Sousa (GEHMORGA/UFPA) e Carolina Mendes (GPDES/IFB). A ciranda reúne parceiros da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM), o Projeto de Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia e ÁFRICA (DJUMBAI), a Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, o Grupo de Pesquisa e Extensão Educação, Integração internacional e Diversidade na Latitude Sul (ELOSS), o Laboratório de Avaliação, Sistema, Trabalho e Regulação Docente (LASTRO), o Grupo de Estudos em História, Gênero e Movimento Social na Amazônia (GEHMORGA), a Universidade de Brasília (UNB), o Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT), o Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (GPDES), o Instituto Federal de Brasília (IFB), o Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal e a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).
Link para inscrições : https://forms.gle/KWSemVMJ2kZAdnGh6
Campus de Abaetetuba lança programação da Semana do Calouro para estudantes da 1ª entrada Com objetivo de recepcionar e orientar os novos estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Física e Pedagogia (1ª ENTRADA), o campus Universitário da UFPA - Abaetetuba, lançou nesta quarta-feira, dia 08 de março, a programação da Semana do Calouro 2023. O evento será realizado no período de 13 março a 17 de março e terá como tema: “Universidade, Democracia e Direitos Fundamentais: Uma reflexão sobre cidadania”. A programação contará com apresentação dos setores do campus, cursos, palestras, oficinas e Feira Agricultural. Os Centros Acadêmicos e Diretório dos Estudantes vai promover debates, dinâmicas e orientações para os novos estudantes. Trote Solidário Neste ano, o Campus de Abaetetuba, está promovendo o Trote Solidário. Calouros e Calouras devem trazer 01 (um produto) de higiene pessoal. As arrecadações serão entregues à Fazenda da Esperança, instituição que acolhe dependentes químicos do sexo feminino.
Confira a programação completa no arquivo abaixo:
Programação da Semana do Calouro 2023
O Campus Universitário de Abaetetuba, por meio da Divisão de Acessibilidade-Abaetetuba, está lançando o curso de "Libras na Comunidade". As inscrições estão abertas e seguem até o dia 10 de março. Nos horários de 08:30h às 12h e de 14:30h às 18h, na DAC - Campus de Abaetetuba. A capacitação vai ocorrer toda quinta -feira, de 14h-17h.
Documentos necessários para inscrições:
- RG
- CPF
- Comprovante de residência.
A capacitação é gratuita e está aberta ao público externo.
Mais informações na DAC
O Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC) da Universidade Federal do Pará divulgou, nesta quinta-feira, 2 de março, a segunda chamada (primeira repescagem) do Processo Seletivo 2023 (PS 2023). No total, 1.194 candidatos(as) foram convocados(as) para realizar a habilitação ao vínculo institucional que inicia ainda hoje, às 19h, com a abertura do Cadastro Online de Calouros para o preenchimento de dados e envio de documentação que deve ser realizado até às 16h do próximo dia 6 de março de 2023. Os prazos e informações para a realização de todas as fases da habilitação ao vínculo institucional podem ser conferidos no edital.
Assim como no último ano, o processo de habilitação ao vínculo institucional do PS 2023 está dividido nas seguintes fases: preenchimento cadastral e envio da documentação pelas(os) calouras(os) via sistema; entrega presencial da documentação original e cópia; validação da autodeclaração de pessoa negra (preta ou parda) ou indígena por Banca de Heteroidentificação ou Banca de Verificação da Autodeclaração Indígena, para candidatos ocupantes de vagas de cotas PPI e verificação da condição de pessoa com deficiência (PcD) por Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD, para as(os) candidatas(os) classificadas(os) em vagas destinadas a PcD.
Perderá o direito à vaga a(o) candidata(o) que faltar a qualquer uma das etapas para a qual for convocada(o) e/ou deixar de apresentar qualquer um dos documentos solicitados no edital, ou não comprovar a cota para a qual foi classificada(o). Somente as(os) candidatas(os) que tiverem os seus respectivos vínculos institucionais deferidos estarão aptos à matrícula nas atividades acadêmicas.
Etapas obrigatórias para todos - Na primeira etapa da habilitação, todas(os) as(os) candidatas(os) classificadas(os) no PS 2023 da UFPA devem acessar o Cadastro Online de Calouros (COC), utilizando número de inscrição e RG informados na inscrição do processo seletivo. Ao acessar o sistema, é necessário preencher os dados cadastrais e anexar a documentação exigida, conforme seu grupo de classificação.
Para os(as) classificados nesta repescagem, o COC estará disponível das 19h do dia 2 de março de 2023 às 16h do dia 6 de março de 2023. A(O) candidata(o) que não realizar o cadastro no COC no período determinado para o seu curso, será considerada(o) faltosa(o) e poderá perder o direito à vaga.
A segunda etapa consta da apresentação presencial dos documentos obrigatórios, originais e cópias, nos dias, horários e locais previstos no Anexo I do edital. A entrega presencial da documentação poderá ser realizada por terceiro, desde que seja apresentada uma procuração pública ou particular, com firma reconhecida em cartório.
Verificação de autodeclaração de pessoa negra ou indígena - Além das duas etapas iniciais, as(os) estudantes autodeclaradas(os) pessoas negras, que foram convocadas(os) em grupos de vagas de cotas PPI (E, F, I e J), também vão passar pela avaliação presencial de uma Banca de Heteroidentificação, que tomará como referência exclusivamente o fenótipo social da(o) estudante. O fenótipo social é um conjunto de características pelas quais as pessoas são vistas e consideradas negras (cor da pele, traços faciais, entre outras características físicas), as quais as deixam vulneráveis às discriminações e ao racismo. Para esta avaliação, não serão consideradas informações sobre ascendência ou aquelas contidas em quaisquer documentos. As(Os) candidatos(as) deverão se apresentar nos dias, horários e locais previstos no Anexo II do edital.
Por sua vez, as pessoas autodeclaradas indígenas, também classificadas em vagas de Cotas PPI, precisarão apresentar à Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena autodeclaração éticno-racial e Declaração de Pertencimento a Povo Indígena (original e cópia) ou Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), conforme o edital. O procedimento de verificação da autodeclaração indígena consistirá, tão somente, na verificação da documentação original comprobatória do pertencimento étnico a povo indígena da(o) candidata(o).
Em ambos os casos, uma vez que a Banca de Heteroidentificação ou a Comissão de Verificação da Autodeclaração de Indígena opte pelo indeferimento da declaração, a(o) candidata(o) poderá apresentar recurso e será avaliada(o) por uma segunda banca, a Banca Recursal, que emitirá parecer final.
Verificação de autodeclaração PcD - Já aquelas(es) que ingressaram em vagas de cotas para pessoas com deficiência (PcD) terão seus documentos comprobatórios analisados por uma Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD (CMV) e poderão também vir a ser convocadas(os) para uma avaliação presencial, caso a Comissão Multiprofissional de Verificação de PcD julgue necessário. Neste caso, a convocação será divulgada na página do CIAC.
A habilitação da(o) estudante estará condicionada à validação pela CMV da condição autodeclarada de PcD. Uma vez indeferida(o), a(o) candidata(o) ainda poderá interpor recurso de acordo com os prazos do edital.
Dúvidas frequentes - A comprovação do esquema vacinal, obrigatória para todos as(os) candidatas(os), deve seguir o disposto na Resolução n. 1.533/2021 Consad, que determina a obrigatoriedade de esquema vacinal completo para Covid.19 para toda a comunidade universitária. Assim, as(os) calouras(os) precisarão apresentar a comprovação da vacinação de pelo menos uma dose da vacina Jansen ou duas doses das demais fabricantes. Essa comprovação pode ser realizada por meio da apresentação do certificado disponível no sistema Conecta SUS ou pela carteira de vacinação física.
Caso a(o) candidata(o) convocada(o) tenha algum vínculo de aluna(o) com a UFPA, antes de realizar sua habilitação, é necessário que informe a desistência da vaga já ocupada, por meio do sistema Sagitta.
Já aquelas(es) que desejarem desistir da vaga para a qual foram classificadas(os) deverão enviar a solicitação de desistência para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando no assunto “DESISTENCIA_CURSO_NOME DA(O) CANDIDATA(O)”.
Para mais informações acesse: ciac.ufpa.br.
Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
O Campus Universitário da UFPA-Abaetetuba, vai promover, na próxima sexta-feira, dia 03 de março, às 09 horas, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT ) - ano 2023. O evento vai contar com a participação do professor Dr. José Miguel Martins Veloso e terá como tema: "Nós, Enlaces e Tranças: a Dança dos Quadrados". O encontro é aberto ao público externo e será realizado no auditório central. Vamos participar?
O Campus Universitário de Abaetetuba, vai promover, nos dias 27 e 28 de março, a IV Jornada Acadêmica de Letras (Língua Portuguesa), organizada pelo Centro Acadêmico de Letras (CALET). O objetivo é integrar os alunos do próprio curso e promover a interação e a troca de conhecimentos. A programação contará com conferências, mesas de discussões, apresentações de trabalhos pelos próprios discentes do curso e noite cultural. Além disso, haverá certificação para os participantes.
Mais informações no site: https://mundolinguagem3.wixsite.com/website
Museu do Baixo Tocantins lança programação de retomada de suas atividades. O Museu do Baixo Tocantins, do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba, vai reabrir, no dia 02 de março, um novo ciclo de exposições e desafios. O objetivo é consolidar segmentos de pesquisas sobre patrimônios e procurar orientar formas de preservação e reconhecimento de nossas referências culturais. O evento também vai promover o lançamento da campanha “Casa de Ribeirinho”, que visa a construção de um espaço com as características da casa de um morador das ilhas.
Mais informações no site: http://museus.cultura.gov.br/espaco/15479/
Arcon abre inscrição para 1º via de carteirinha de meia intermunicipal Os (as) estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba que desejarem solicitar a primeira via da carteirinha de meia passagem intermunicipal poderão realizar o cadastro no período de 13 de fevereiro a 25 de abril de 2023.
Como solicitar- Estudantes que solicitarão a 1º via da carteirinha, devem entregar os seguintes documentos na Divisão de Assistência Estudantil Campus de Abaetetuba (Daest) - Campus de Abaetetuba:
Formulário de solicitação (disponível no site da Arcon):
- foto do aluno em fundo branco,
- cópia de documento oficial com foto,
- cópia do CPF,
- cópia do comprovante de endereço no nome do aluno ou pais.
(Se for necessário, apresentar contrato de locação de terceiros com assinatura reconhecida em cartório em nome do proprietário ou responsável pelo imóvel).
Renovações – Interessados em renovar as carteirinhas devem encaminhar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, número de matrícula, curso e CPF.
Horário de funcionamento: 08h-12h / 14h- 17:30h
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
VI EPED disponibiliza anais do ano de 2022
O VI Encontro dos Estudantes de Pedagogia (EPED) disponibilizou nesta sexta-feira, dia 20, no site do Campus de Abaetetuba, os anais do evento do ano de 2022.
Para visualizar o arquivo, basta clicar no link abaixo:
Arquivos do VI EPED
Moju recebe solicitações de carteirinhas intermunicipais, a carteira estudantil intermunicipal 2023 começará a ser emitida. (Somente para Moju-Abaetetuba).
Local: Secretaria de Transporte, Rua Antônio Gregório dos Santos, Moju.
Interessados devem levar os seguintes documentos:
- 02 fotos 3x4,
- RG e CPF (xerox legível),
- declaração da instituição original e um comprovante de residência do ano de 2023.
Período: 16/01 - 25/04.
As estudantes Jociara Costa, Jubila Santos, Francilene Silva (Educação do Campo) e Maricelma Quaresma (Letras-Espanhol) do Campus Universitário da UFPA – Abaetetuba, foram selecionadas para um estágio na Universidade de Campinas. A formação faz parte do Programa “Ciências e Artes - Povos da Amazônia (CAPAM), uma parceria entre UFPA, Unicamp e Banco Santander, que visa estimular a vocação dos estudantes indígenas, quilombolas, ribeirinhos e membros de comunidades extrativistas para a pesquisa científica e artística. As discentes já estão em Campinas e devem ficar na cidade até o dia 17 de fevereiro. Foram selecionados 20 alunos da UFPA para o Programa.
Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, o Campus Universitário de Abaetetuba promoveu o VIII Seminário Integrador das Licenciaturas em Educação do Campo e III Seminário de Agroecologia. O evento abordou o tema: "Ancestralidade, Educação e Inovação: Formando e reconhecendo saberes na Amazônia Paraense". A programação contou com mesa redonda, roda de conversa, palestras, apresentações de trabalho e oficinas.
Campus Abaetetuba convida a comunidade acadêmica para prestigiar o "VIII Seminário Integrador das Licenciaturas" em Educação do Campo e o "III Seminário de Agroecologia* que terá como tema: "Ancestralidade, Educação e Inovação: formando e reconhecendo saberes na Amazônia paraense". O evento ocorrerá no Campus de Abaetetuba durante os dias 19, 20 e 21 de dezembro, e contará com diversas atividades como: café com organizações da sociedade civil e do poder público, rodas de conversas, oficinas, minicurso, palestras, apresentações de resumos e programação cultural. Mais informações no edital, no link abaixo:
O Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba, promoveu, nos dias 12 e 13 de dezembro, a I Jornada de Estágio e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática. O evento teve como principal objetivo divulgar e compartilhar experiências entre universitários e coordenadores com a comunidade acadêmica e com a sociedade. O encontro reuniu docentes, técnico-administrativos, discentes, professores e alunos da rede pública de ensino.
A mesa de abertura do evento contou com a participação da professora Dra. Ladyana Lobato, coordenadora da Divisão de Extensão (Diex), professor Dr. Flávio Vargas Andrade; vice-coordenador do Campus de Abaetetuba, professor Dr. Carlos Maciel; diretor de Programas e Projetos (DPP) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e professor Dr. Aubedir Seixas, coordenador do curso de matemática.
A programação da jornada contou com palestras, apresentações de trabalhos pelos discentes do curso, homenagem as instituições parceiras e visita de alunos das escolas públicas da cidade. A professora Dra. Suellen Arruda, coordenadora do evento, disse, que, “o evento é um momento de socialização entre a Universidade e a sociedade em geral, divulgando o que os nossos discentes estão produzindo de conhecimento nas disciplinas de Estágio Supervisionado e Ação de Extensão, e que este seja compartilhado para além dos muros da Universidade, com alunos e professores das escolas públicas de Abaetetuba. O nosso objetivo é preparar o nosso discente para o exercício da docência, entregando à sociedade um profissional mais qualificado e capacitado para enfrentar os desafios da nossa profissão”, declarou a professora.
A coordenadora da Divisão de Extensão, professora Ladyana Lobato acompanha de perto as ações de extensão no campus de Abaetetuba, para ela, o curso de matemática têm trabalhado essa questão com êxito. “Nós temos acompanhado há algum tempo o grupo de professores e alunos que tem colocado em prática essas atividades de extensão e têm realmente realizado de forma efetiva, e a gente tem visto esse movimento, esse conjunto de ações de levar para as escolas esse debate com a finalidade de estreitar essa relação da universidade com a comunidade e ficamos muito felizes também, de ver que isso está acontecendo e que essa ação tem sido protagonizada especialmente por estudantes”, afirmou a coordenadora.
O professor Carlos Maciel destacou também a relevância da extensão para a universidade: “Esse evento tem um ineditismo muito importante, porque ele acentua a importância e a relevância das práticas extensionistas enquanto atividades acadêmicas que devem fazer parte do processo formativo dos nossos futuros egressos aqui da UFPA. Portanto, essa atividade fortalece o papel protagonista do estudante de licenciatura no exercício das atividades extensionistas, é claro, sendo coordenados por docentes do curso e obviamente, esse exercício mostra importância dessa relação dialógica entre a universidade e a sociedade”, destacou o professor.
Durante o evento, professores das escolas estaduais Bernadino Pereira de Barros, Basílio de Carvalho, Stella Maria, Benvida de Araújo Pontes e Leonardo Negrão, receberam um certificado de Menção Honrosa pela parceria consolida entre o curso de matemática da UFPA e escolas públicas do município de Abaetetuba, as quais costumam receber os discentes da universidade, seja através de ações de extensão, seja através de práticas de estágio. “A gente está assim muito feliz com esse novo modelo, porque eu lembro que na minha época, o estagiário tinha que cumprir meta e muitas vezes nós éramos largados na escola. Hoje, eu vejo uma experiência muito mais positiva, os professores acompanham os estágios e as atividades de extensão. Então, eu acredito que a universidade está de parabéns, principalmente o curso de matemática que está saindo dos muros da universidade para estar junto com a sociedade”, afirmou a professora Marivânia Bastos, uma das profissionais homenageadas pelo Curso de Matemática.
O estudante de Matemática, Sérgio Santos, apresentou um trabalho de extensão sobre Juros Simples e Juros Compostos. “Normalmente para entender esse conteúdo, somente com fórmulas fica difícil, então, a gente construiu um material pra tá auxiliando, nós estamos simulando os juros através de uma aplicação em um banco e isso é muito bom, porque o ensino não fica mecânico e é muito bom também, ver os alunos das escolas públicas tendo essa experiência aqui na universidade”.
A estudante de matemática, Maria Monteiro, compartilhou sua experiência com o estágio na cidade de Barcarena: “O meu estágio foi um estágio de observação, nós observamos quatro professores e essa experiência está sendo compartilhada aqui e isso, com certeza, enriqueceu o nosso currículo”, declarou a estudante.
A Jornada de Estágio e Extensão foi coordenada pelos professores Suellen Cristina Queiroz Arruda, Reinaldo Feio Lima, Laila Conceição Fontinele e Wanessa Shoraya Silva Santos, sendo organizado pelos alunos do curso e com apoio da PROEX e da URE de Abaetetuba.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação da UFPA – Abaetetuba
A Faculdade de Ciências da Linguagem (FACL) do Campus de Abaetetuba divulga homologação de candidatura para a direção de faculdade. Confira os documentos em anexo:
A comunidade Acadêmica do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba já iniciou os preparativos para a comemoração do seu aniversário de 35 anos. O evento terá como tema: “Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem” e será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. A comemoração contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor, professor Gilmar Pereira, ex coordenadores do Campus, egressos e personalidades importantes que ajudaram na implantação e desenvolvimento da instituição.
A programação já está fechada e contará com apresentação musical de Ney Viola (artista local), relatos de experiências de servidores aposentados e egressos, Sarau com o tema: “História Memória e cachaça” com o poeta e escritor abaetetubense Paes Loureiro, mesas redondas sobre o movimento estudantil, movimentos sociais, ensino, pesquisa e extensão, além de evento cultural com apresentações de música e teatro.
História
De acordo com a Universidade Multicampi (2011), o Campus Universitário de Abaetetuba, foi implantado em 1987, no município de Abaetetuba, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Prof. José Seixas Lourenço. Os primeiros cursos ofertados, Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, eram todos em regime intervalar e aconteciam nos espaços físicos do Colégio São Francisco Xavier, da Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho e da Escola Municipal Joaquim Mendes Contente, pois o Campus não tinha prédio próprio.
Neste contexto, a Prefeitura do Município cedeu, também, as terras onde foi construído o Campus Universitário de Abaetetuba, há mais de 20 (vinte) anos. Segundo a Universidade Multicampi (2011), a primeira coordenadora do Campus, professora Conceição Solano, esteve no cargo de 1987 a 1991. Depois disso, o Campus contou com a gestão do professor José Carneiro Queiroz, (1992-1995), Adelino Ferranti (1998-2004), Alessandra Matos (2005), Waldir de Abreu (2005-2007), Francisca Carvalho (2007-2011), Eliomar do Carmo (2011-2016), Sebastião Cordeiro (2016-2018) e desde 2019, o Campus é coordenado pela professora Ana Áurea.
Hoje, o Campus Universitário de Abaetetuba conta com 94 docentes, 29 técnico-administrativos e mais de 2.000 mil alunos. Os cursos de graduação ofertados são: Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Espanhol, Física, Matemática, Educação do Campo, Agroecologia e Engenharia de Produção. A instituição também possui dois Programas de mestrado: O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).
O aniversário de 35 anos da instituição está sendo organizado por uma comitiva formada por servidores da universidade e a intenção é fazer uma comemoração memorável com a participação de toda a comunidade acadêmica.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de discentes para a realização de estágio no âmbito do Programa “Ciência e Artes - Povos da Amazônia” (CAPAM), iniciativa em parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e Banco Santander. O estágio será realizado na UNICAMP e podem se candidatar discentes da UFPA indígenas, quilombolas, ribeirinhos e extrativistas. O estágio, com duração de cinco semanas, tem por objetivo possibilitar o contato dos discentes da UFPA com a vida acadêmica da UNICAMP e estimular a vocação para a pesquisa científica nas áreas de Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde e Tecnologia. O estágio será realizado no período de 16 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023. Na UFPA, o Programa será administrado pela PROPESP, observando-se as condições descritas a seguir. Mais informações no edital em anexo:
A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM), vem por meio deste convidar a comunidade acadêmica para prestigiar VIII Seminário Integrador das Lincenciaturas em Educação do Campo e o III Seminário de Agroecologia que trás como tema: Ancestralidade, Educação e Inovação: formando e reconhecendo saberes na Amazônia paraense.
O evento ocorrerá no Campus Abaetetuba durante os dias 19, 20 e 21 de dezembro, o qual terá em sua programação: café com os movimentos sociais, rodas de conversas, oficinas, palestras, submissão de trabalhos e apresentações culturais.
Havendo também a emissão de certificados aos participantes.
As inscrições já estão abertas, e poderão ser realizadas até dia 23/11 no site https://www.even3.com.br/viii-
Mais informações sobre a programação e submissão de trabalhos, entrar em contato com a comissão de organização pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp: 91 985725989
A Divisão de Extensão do Campus Universitário de Abaetetuba convida pesquisadores e representantes de movimentos sociais para participar do IV Circuito Vidas Negras e Direitos Humanos como propositores/as de atividades acadêmicas, científicas e culturais.
Serão aceitas as ofertas de minicursos, oficinas, comunicações orais, feiras, exposições, relatos de experiência e outras atividades alinhadas ao tema do evento até o limite máximo permitido pela programação.
Os/as interessados/as deverão realizar a sua inscrição até o dia 14 de novembro de 2022 por meio do link disponível, abaixo:
https://www.even3.com.br/iv-circuito-vidas-negras-e-direitos-humanos/
A carta de aceite será enviada para o endereço de e-mail do/a proponente até o dia 15 de novembro de 2022.
As inscrições para ouvintes serão realizadas no período de 01 a 21 de novembro de 2022.
O evento ocorrerá no período de 21 a 23 de novembro de 2022, no Campus Universitário de Abaetetuba.
As inscrições são gratuitas para todas as modalidades de participação.
Evento com emissão de certificados (carga horária de 20h para ouvintes).
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As oficinas ofertadas, nesta edição do MulticampiArtes, são: Teatro, Canto, Danças Regionais, Leitura do Texto Poético, Formação Histórica da Música em Abaetetuba: memória e resistência étnica e Políticas Públicas de Cultura.
As inscrições serão realizadas no período de 18 a 31 de outubro, presencialmente, no horário de 08 às 12h, na Sala da Divisão de Extensão do Campus Universitário de Abaetetuba.
As oficinas serão realizadas no período de 07 a 11 de novembro, no horário de 14 às 18h, no Campus Universitário de Abaetetuba e no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados.
O Espetáculo de culminância das atividades da Caravana Cultural MulticampiArtes ocorrerá no dia 11 de novembro, às 20h, na Quadra de Esportes do Campus Universitário de Abaetetuba. Na ocasião, haverá a apresentação dos resultados das oficinas e de grupos artísticos locais, além da Caravana Cultural EMUFPA JAZZ BAND.
Você não pode perder!
Mais informações: Divisão de Extensão
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Realização: DACEL/PROEX/CUBT
Apoio: Prefeitura de Abaetetuba/SEMAD/CEU
A Coordenação do Campus Universitário de Abaetetuba convida a comunidade acadêmica para participar do Evento de Comemoração dos 35 anos do Campus Universitário de Abaetetuba Universidade Federal do Pará.
O evento será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022 (quarta, quinta e sexta-feira).
Como o tema “Universidade e Responsabilidade Social: o espaço e a memória que nos cercam e nos definem", o evento contará com mesas-redondas, homenagens e programação cultural.
As inscrições já estão abertas.
Aguardamos você!
Atenciosamente,
Comissão Organizadora
⚠️ Link de inscrições:
Logomarca dos 35 anos: Marcos Gabriel Vieira de Vilhena (graduando do curso de Engenharia de Produção)
No mês em que se comemora o Dia da Agroecologia (03 de Outubro), a Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) do Campus Universitário de Abaetetuba, está realizando no Polo de Acará, uma programação especial para celebrar a data. A programação do evento ocorre no âmbito da disciplina Metodologia de Pesquisa ministrada pela docente Joseline Trindade.
Na última quinta-feira, dia 06, os estudantes de Agroecologia do polo de Acará fizeram uma visita técnica ao Projeto de Sistemas Agroflorestais implantados por Michinori Konagano em Tomé-Açu. A professora Joseline Trindade explicou a atividade: “Nós realizamos uma visita técnica na cidade de Quatro Bocas, Nordeste do Pará que há mais de 30 anos desenvolve o Sistema Agroflorestal consorciando cupuaçu, cacau, pimenta, e açaí. Foi um dia de muito aprendizado, onde Michinori nos contou a história da sua família e como construiu o Safs, entre os temas abordados implantação e manejo dos sistemas agroflorestal, poda, adubação, sustentabilidade ambiental, interações ecológicas, irrigação, benefícios ambientais dos Safs”, afirmou a docente.
A programação em comemoração ao dia da Agroecologia continua. E nesta terça-feira, dia 11, ocorrerá uma Roda de Conversa com o tema: “A Contribuição de Ana Primavesi para pesquisas Agroecológicas”, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Os Professores Doutores Alessandro Nobre Galvão e Crisolita Gonçalves dos Santos Costa, Docentes Orientadores do Projeto de Residência Pedagógica dos Curso de Licenciatura em Letras – Língua portuguesa e Pedagogia fazem saber que no período de 28 de setembro de 2022 a 8 de outubro de 2022, estarão abertas inscrições para a seleção de docentes e estudantes das licenciaturas supracitadas. Confira abaixo o edital para docente e o edital para estudante:
A professora Dra. Suellen Arruda e o professor Dr. Ronaldo Lopes de Sousa, Docentes Orientadores do Projeto de Residência Pedagógica, do Campus Universitário da UFPA-Abaetetuba dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Educação do Campo, respectivamente, fazem saber que no período de 28 de setembro de 2022 a 8 de outubro de 2022, estarão abertas inscrições para a seleção de docentes e estudantes das licenciaturas supracitadas. Confira abaixo o edital para docente e o edital para estudante:
Música, teatro, feira agrocultural, apresentação de pesquisas e relatos de experiências, assim foi o I Colóquio sobre Museus e Patrimônio Étnico Culturais do Baixo Tocantins”, evento foi realizado no Campus Universitário da UFPA – Abaetetuba, entre os dias 21 e 23 de setembro, sob coordenação do professor Dr. Jones Gomes. O encontro estava atrelado a 16a Primavera dos Museus. A temporada anual é marcada por eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país promovem atividades em torno de um mesmo tema. No dia 21, o Colóquio realizou o credenciamento de estudantes e público externo que estava interessado em participar do evento. Mais de 300 pessoas se inscreveram na condição de ouvinte. No dia 22, a programação de abertura contou com roda de conversa de lideranças de Associações de Mulheres Agricultoras, onde elas tiveram a oportunidade de falar de suas experiências com agricultura familiar em suas respectivas comunidades, ainda pela manhã, o evento de abertura encerrou a apresentação musical do Grupo Maré Lançante que tocou carimbó, guitarrada e outros estilos musicais do estado do Pará. A programação ainda contou com o lançamento do mapa étnico patrimonial do museu do Baixo Tocantins do grupo de laboratório de cartografia social, GEPIAPI e gapuias do museu do Baixo Tocantins, apresentações orais de pesquisas sobre: cartografias de saberes nas agroflorestas do Baixo Tocantins, plantas medicinais e os patrimônios naturais na Amazônia, rezadeiras, benzedeiras, curandeiras e mães de santa nas cidades ribeirinhas, Educação Patrimonial e Arte Popular na Amazônia e apresentação musical de Ney Viola e a performance da artista Aurea Santana, que interpretou a Matinta Pereira.
Feira Agrocultural
A Feira Agrocultural também fazia parte da programação do Colóquio e estava atrelada ao projeto de extensão “Intercâmbio de Saberes, Sabores, Aromas e Fazeres: Implantação da Feira da Agricultura Familiar no campus de Abaetetuba /UFPA”, coordenado pela professora Joseline Trindade, da Faculdade de Educação do Campo (Fadecam). Para a docente, a feira buscou “o fortalecimento da cooperação entre agricultores locais e a universidade, buscando a valorização dos agricultores e agricultoras locais, além de implantar um espaço onde agricultores possam trazer seus produtos e artesanatos e comercializá-los na região do Baixo Tocantins”.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus de Abaetetuba.
O Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba vai promover nos dias 22 e 23 de setembro, a “Feira Agrocultural”, no Espaço Ubuntu e no Espaço Toca Tocantins. A exposição faz parte da programação do I Colóquio sobre Museus e Patrimônios étnico Culturais do Baixo Tocantins.
A Feira Agrocultural está ligada ao projeto de extensão “Intercâmbio de Saberes, Sabores, Aromas e Fazeres: Implantação da Feira da Agricultura Familiar no campus de Abaetetuba /UFPA”, coordenado pela professora Joseline Trindade da Faculdade de Educação do Campo (Fadecam). Para a docente, a feira busca “fortalecimento da cooperação entre agricultores locais e a universidade, buscando a valorização dos agricultores e agricultoras locais, além de implantar um espaço onde agricultores possam trazer seus produtos e artesanatos e comercializá-los na região do Baixo Tocantins”.
No dia 22 de setembro, das 08h às 12h, a Feira vai contar com Roda de conversa: “Saberes, Sabores, Aromas e Fazeres de Mulheres Agricultoras do Baixo Tocantins”, “Balaio de Sementes: Compartilhamento de sementes crioulas”, degustação de alimentos e sucos típicos da região, venda de produtos da agricultura familiar, banho de cheiro para espantar a panema, roda de carimbó com o grupo maré lançante, além da presença da Matinta (Artista Áurea Santana).
No dia 23, a programação vai continuar com a exposição de produtos e artesanatos.
Associações
A Feira da Agricultura Familiar também vai contar com a participação da Associação de Mulheres Quilombolas Raízes do Bacuri, Grupo de Mulheres Artesãs Quilombolas de Genipauba – Abaetetuba, Grupo de Mulheres de Arapapuzinho, Grupo de Mulheres de Tauera- Açu, As concheiras de Palmar (ilhas de Abaetetuba), Mulheres Coletoras de caramujo de Guajará de Beja e Fazedeiras de Cuia do rio Quianduba.
O projeto de extensão que promove a Feira da Agricultura familiar vai ser realizado uma vez por mês no Campus Universitário de Abaetetuba.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba.
A comunidade Acadêmica do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba já iniciou os preparativos para a comemoração do seu aniversário de 35 anos. O evento terá como tema: “Universidade e Responsabilidade Social: O espaço e a memória que nos cercam e nos definem” e será realizado nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. A comemoração contará com a presença do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o vice-reitor, professor Gilmar Pereira, ex coordenadores do Campus, egressos e personalidades importantes que ajudaram na implantação e desenvolvimento da instituição.
A programação já está fechada e contará com apresentação musical de Ney Viola (artista local), relatos de experiências de servidores aposentados e egressos, Sarau com o tema: “História Memória e cachaça” com o poeta e escritor abaetetubense Paes Loureiro, mesas redondas sobre o movimento estudantil, movimentos sociais, ensino, pesquisa e extensão, além de evento cultural com apresentações de música e teatro.
História
De acordo com a Universidade Multicampi (2011), o Campus Universitário de Abaetetuba, foi implantado em 1987, no município de Abaetetuba, sob a coordenação da professora Conceição Solano, indicada a esse cargo pelo reitor da época, o Prof. José Seixas Lourenço. Os primeiros cursos ofertados, Matemática, Letras, Pedagogia, História e Geografia, eram todos em regime intervalar e aconteciam nos espaços físicos do Colégio São Francisco Xavier, da Escola Estadual Prof. Basílio de Carvalho e da Escola Municipal Joaquim Mendes Contente, pois o Campus não tinha prédio próprio.
Neste contexto, a Prefeitura do Município cedeu, também, as terras onde foi construído o Campus Universitário de Abaetetuba, há mais de 20 (vinte) anos. Segundo a Universidade Multicampi (2011), a primeira coordenadora do Campus, professora Conceição Solano, esteve no cargo de 1987 a 1991. Depois disso, o Campus contou com a gestão do professor José Carneiro Queiroz, (1992-1995), Adelino Ferranti (1998-2004), Alessandra Matos (2005), Waldir de Abreu (2005-2007), Francisca Carvalho (2007-2011), Eliomar do Carmo (2011-2016), Sebastião Cordeiro (2016-2018) e desde 2019, o Campus é coordenado pela professora Ana Áurea.
Hoje, o Campus Universitário de Abaetetuba conta com 94 docentes, 29 técnico-administrativos e mais de 2.000 mil alunos. Os cursos de graduação ofertados são: Pedagogia, Letras - Língua Portuguesa, Letras - Espanhol, Física, Matemática, Educação do Campo, Agroecologia e Engenharia de Produção. A instituição também possui dois Programas de mestrado: O Programa de Pós-Graduação em Cidades: Territórios e Identidades (PPGCITI) e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).
O aniversário de 35 anos da instituição está sendo organizado por uma comitiva formada por servidores da universidade e a intenção é fazer uma comemoração memorável com a participação de toda a comunidade acadêmica.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba
A Avaliação de Desempenho 2022 está disponível de 12 de setembro a 14 de outubro, pelo Sistema de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (SDGP), acessível por meio de botão no site da Progep. Nesta edição, estará em avaliação o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022.
Precisam participar do processo todos os servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2019 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período considerado para a avaliação. Essa participação também é obrigatória aos servidores redistribuídos que, no decorrer do interstício considerado para a análise, tenham tido no mínimo seis meses de efetivo exercício na UFPA.
“A Avaliação de Desempenho é um instrumento de gestão que permite identificar os pontos positivos e também aqueles que podem ser melhorados no desempenho do servidor. Portanto, fornece um panorama que auxilia os gestores na tomada de decisões quanto ao alinhamento e ajustes necessários para que alcancemos as metas institucionais. Outro ponto a destacar é que a Avaliação de Desempenho condiciona a progressão por mérito dos servidores técnico-administrativos, assim como a concessão de algumas licenças e incentivos”, explica o diretor de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho, Waldemar Henrique Álvares.
Como funciona - A avaliação é composta por três etapas: Autoavaliação, em que o próprio servidor se avalia; Avaliação Gerencial, na qual o chefe imediato avalia o servidor; Homologação, momento em que o dirigente máximo da unidade homologa o resultado final, validando, assim, o ciclo avaliativo. Demais detalhes deste processo podem ser conferidos no Manual da Avaliação de Desempenho e na página eletrônica da Avaliação de desempenho.
Os servidores (técnico-administrativos ou docentes) que se encontravam em função de gestão (coordenadores, diretores, chefes de seção etc.), durante o período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, devem realizar a avaliação na modalidade "Servidores com Função Gerencial”. Já os demais servidores técnico-administrativos deverão realizar na modalidade "Servidores sem Função Gerencial".
Casos especiais - Alguns casos pedem atenção, como as situações em que há mudança de chefia imediata ou de gestor máximo no período avaliativo. Nessas hipóteses, a avaliação e homologação devem ser realizadas pelos gestores que acompanharam o servidor durante maior tempo dentro do período avaliativo. Outra exceção diz respeito aos servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de 06 meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão, nesses casos, a avaliação deve ser feita via formulário específico.
Avaliação de Desempenho 2021
Período: 12 de setembro a 14 de outubro
Público-alvo: técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2019 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período avaliativo.
Realize a sua avaliação aqui.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Colóquio oferece a possibilidade de apresentação de pesquisas divididas em quatro categorias de Grupos de Trabalhos (GT's). Sendo o GT 01 sobre: “Cartografia de Saberes nas Agroflorestas do Baixo Tocantins”, coordenado pela professora Eliana Teles e Aelton Dias/PPGCITI/UFPA), GT 02: “Plantas Medicinais e Patrimônios Naturais da Amazônia”; coordenado pelo professor Ronaldo Sousa (FADECAM/UFPA), GT 03: “Rezadeiras, Benzedeiras, Curandeiras e Mães de Santa (o) nas Cidades Ribeirinhas”; coordenado pela professora Lucielma Lobato/SEDUC-PA) e GT 04: “Educação Patrimonial e Arte Popular na Amazônia Tocantina”, coordenado pelo professor Jones Gomes (FADECAM/Museu/UFPA).
O evento ainda oferece a possibilidade de inscrição para ouvintes. Interessados devem acessar o link abaixo:
Uma troca de experiências sobre práticas profissionais dos alunos da graduação, assim foi o Seminário de Estágio do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba. O evento foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto e contou com a participação de discentes, docentes, técnico-administrativos e público externo.
O Seminário teve como tema: “Estágio Supervisionado e Formação na Carreira Profissional em Tempos Pós Pandêmicos”. O encontro promoveu a socialização de experiências de estágio, como base da formação profissional dos discentes de Letras-Língua Portuguesa, Agroecologia, Física e Educação do Campo, além disso, o evento promoveu palestra da professora Maria de Lourdes e relatos de experiências de egressos do Campus de Abaetetuba: Benedito Brito, Bárbara Pinheiro e Marinaldo Rodrigues.
Os docentes Ricardo Maia, Cleidilane Sena, Robson Rua e Francisco Costa foram os responsáveis pela orientação dos alunos. A coordenação geral do evento ficou por conta da Técnica em Assuntos Educacionais, Ana Sarges.
Os novos estudantes do curso de Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Matemática e Pedagogia participaram nos dias 22 e 23 de agosto, da Semana do Calouro 2022, promovida pelo Campus Universitário da UFPA -Abaetetuba. O evento reuniu mais de 100 discentes. A acolhida contou também com a presença dos coordenadores dos cursos, professores, técnicos-administrativos e alunos veteranos. A acolhida aos calouros já é uma tradição na universidade. Todos os anos o Campus de Abaetetuba promove o evento que costuma ser organizado por servidores pelo Diretório Acadêmico (DA). A mesa de abertura do acolhimento contou com a participação da professora Dra. Ana Áurea Maia; coordenadora do Campus de Abaetetuba, professora Dra. Rosângela Nogueira; vice-coordenadora, professor mestre Eduardo Pastana, coordenador do curso de Letras-Língua Portuguesa, professor Dr. Marco Chandia representando a coordenação do curso de Letras-Espanhol, a professora Dra. Crisolita Costa; diretora da Faculdade de Educação e Ciências Sociais (Faecs) e Larissa Ferreira, coordenadora do Diretório Acadêmico (DA).
Programação
A programação da Semana do Calouro incluiu a apresentação dos servidores, bolsistas e setores da instituição, tais como: Daiana Cunha e Iran Santos da Secretaria Geral de Graduação (SEGG), Luciane Silva (Biblioteca), Vanessa Gomes da Divisão de Assistência Estudantil (Daest), Larissa Ferreira representando a Divisão de Acessibilidade (DAC), Ana
Cláudia Barreto e Albertino Cardoso do Diretório Acadêmico (DA) e Ellen Dias Coordenadora da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ).
O acolhimento contou ainda com duas palestras. Uma sobre “Universidade, Saúde e Sociedade” (Tema do evento), ministrada pelo professor Rafael Barreto e a palestra com o tema “Teoria Semiótica Aplicada ao Imagético”, ministrada pelo professor Eduardo Pastana. O encerramento da Semana do Calouro ficou por conta do Diretório Acadêmico (DA) que realizou uma gincana para os discentes na quadra esportiva do Campus de Abaetetuba.
Texto: Giovane Silva - Assessoria de Comunicação do Campus de Abaetetuba
O Campus Universitário de Abaetetuba vai promover nos dias 22 e 23 de agosto, a Semana do Calouro 2022 para estudantes dos cursos de Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Pedagogia e Matemática. O evento é uma oportunidade para os novos discentes conhecerem a instituição, os setores administrativos, faculdades e servidores.
Confira a programação completa:
PROGRAMAÇÃO SEMANA DO CALOURO 2022
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA
DIA 22/08 – SEGUNDA-FEIRA – MANHÃ
08:30h - MESA DE ABERTURA - (Coordenadoras do Campus, Coordenadores dos cursos de
Letras-Língua Portuguesa, Letras-Espanhol, Pedagogia, Matemática e direção do DA);
09h – Palestra Universidade, Saúde e Sociedade – Prof. Rafael Barreto;
10h – Orientações Acadêmicas da Secretaria das Faculdades (SEGG) - (Servidores da
SEGG);
DIA 22/08 – SEGUNDA-FEIRA - TARDE
14h – Apresentação da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ) – Equipe (ADQ);
14:30h – Apresentação da Assistência Estudantil – Assistente Social Nilma Batista;
15h – Apresentação da Biblioteca – Equipe da Biblioteca;
15:30h- Divisão de Acessibilidade (DAC) – Equipe DAC;
16h – Diretório Acadêmico – Equipe do DA;
DIA 23/08 – TERÇA-FEIRA – MANHÃ
08;30h- Palestra: Teoria Semiótica aplicada ao Imagético – Prof. Me. Eduardo Pastana
DIA 23/08 – TERÇA-FEIRA – TARDE
(PROGRAMAÇÃO DO DIRETÓRIO ACADÊMICO PARA TODOS OS ESTUDANTES)
DIA 24/08 - PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA PARA O CURSO DE LETRAS- ESPANHOL
Curso: Letras - Língua Espanhola
Dia: 24 de agosto 2022
Horário: 09h-18h
Responsáveis: Rosana Moraes Pascoal e Marco Chandía Araya
Espaço: Cabanagem (sala de cinema)
Cronograma de Atividades
Manhana
Apresentação do curso
Palestra: ¿De qué hablamos cuando hablamos de América Latina? (Chandía)
Filme (a decidir)
Tarde
Diálogo aberto
Mostra vídeo: “Centro de Arte y Cultura José Martí”
Relatos de aluno
Atividade recreativa, comida, música, jogos...
Mostra espaços (FACL, sala de aulas, laboratórios)

O Campus de Abaetetuba torna público o edital para a criação da logomarca em comemoração aos 35 anos do Campus de Abaetetuba. As inscrições já estão abertas e devem encerrar no dia 10 de agosto. Interessados devem enviar suas propostas por e-mail. Confira o edital, com todas as regras, no arquivo abaixo:
Edital - Logomarca para comemoração dos 35 anos do Campus Universitário de Abaetetuba
Redes Sociais