Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOESIS
Início do conteúdo da página

NOESIS

NOESIS - Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação

O Grupo de Estudo e Pesquisa criado pelo prof. Dr. Damião Bezerra Oliveira propõe-se a estudar e investigar: 1) Obras e autores clássicos da Filosofia da Educação 2) Os fundamentos gnosiológicos da educação e da pesquisa educacional 3). As bases epistemológicas e ético-políticas do currículo de formação de professores e/ou pesquisadores no ensino superior, particularmente em cursos de Licenciatura e de Pós-graduação em Filosofia e Pedagogia/Educação.

Leia Mais:
O Grupo de Estudo e Pesquisa NOESIS – Filosofia da Educação, Epistemologia e Formação, vincula-se à Faculdade de Educação e Ciências Sociais (FAECS) do Campus Universitário do Baixo Tocantins (CUBT/UFPA), ao Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA/Cametá) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) do Instituto de Ciências da Educação (ICED-UFPA).

O Líder reúne ampla experiência como pesquisador e/ou 2ª liderança de Grupo de pesquisa, como no denominado “Filosofia, Ética e Educação” (GEPEFEE), criado em 1994, e cadastrado no CNPq no ano 2000. A atuação desse Grupo vem tendo ampla repercussão no desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Extensão; na promoção de eventos regionais tratando do Ensino da Filosofia; destacou-se, também, na produção de livros e artigos; no encaminhamento de alunos de iniciação científica aos cursos de Pós-Graduação e à docência do ensino superior.

Objetivos do Grupo:

1) Estudar e investigar obras e autores clássicos da Filosofia da Educação;
2) Estudar e investigar os fundamentos gnosiológicos da educação e da pesquisa educacional;
3) Estudar e investigar as bases epistemológicas e ético-políticas do currículo de formação de professores e/ou pesquisadores no ensino superior, particularmente em cursos de Licenciatura e de Pós-graduação em Filosofia e Pedagogia/Educação.

As linhas de pesquisa e os seus objetivos orientadores
1) Conhecimento e formação em autores clássicos da Filosofia da Educação:

A linha tem por objetivo realizar estudos e pesquisas em autores e/ou obras clássicas da Filosofia da Educação, tomando como fios condutores as relações entre as suas concepções de conhecimento e formação.

2) Epistemologia da Pesquisa Educacional, Currículo e Formação:

A linha tem por objetivo realizar estudos e pesquisas a respeito dos fundamentos gnosiológicos da pesquisa educacional, particularmente os emergentes, bem como os referenciais epistemológicos do currículo do ensino superior de graduação e de pós-graduação.

Área de Conhecimento:
Ciências Humanas > Educação > Fundamentos da Educação > Filosofia da Educação

Setor de Aplicação

Educação Superior

Membros do Grupo

1) Pesquisadores:

Damião Bezerra Oliveira (1º Líder)http://lattes.cnpq.br/7717970084199162

Jorge Alberto Ramos Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/3529673861618045

Juliano Sistherenn: http://lattes.cnpq.br/0119289431110145

Waldir Ferreira de Abreu (2º Líder)http://lattes.cnpq.br/6364117476478718

 

2) Estudantes:

2.1) Mestrado:

Cleuma de Melo Barbosa

Divino Rogério Cardoso Silva

Erenilda Nascimento de Almeida

Izan Rodrigues de S. Fortunato

Rafael Loureiro de Melo

Raphael Carmesin Gomes

Regina Célia Nascimento Silva

Rosinaldo Monteiro da Silva

Teodoro Gaia de Melo

2.2) Especialização

Ramon Alves Oliveira

Fim do conteúdo da página