Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais notícais
Início do conteúdo da página

O Professor de Matemática Paulo Petterson, egresso do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, do Campus Universitário da UFPA- Abaetetuba recebeu o Prêmio Simineral de Comunicação na categoria de conteúdos para Redes Sociais por seu trabalho: “Resenha.comPará”, que consistiu  em aulas virtuais para estudantes do terceiro ano do ensino médio da Rede Pública do Estado do Pará, em todas as áreas do conhecimento, durante a pandemia da Covid-19.  A premiação foi organizada pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e foi realizada no dia 16 de dezembro.

O prêmio Simineral de conteúdos para Redes Sociais consistiu em premiar trabalhos que utilizaram redes sociais e plataformas digitais que fizeram a diferença durante o isolamento social em 2020. “No dia 26 de maio, nós realizamos a primeira aula no google meet, foi aí que o projeto começou, depois nós fizemos um encontro no facebook e posteriormente chegamos no youtube por meio do canal: ‘Resenha.comPará’. Nosso objetivo foi diminuir o distanciamento social e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 e por meio de uma integração entre professores das escolas públicas da rede estadual, nós conseguimos atingir mais de 40 municípios”, explicou o professor Paulo Petterson.

            O projeto começou na Escola Estadual Dom Calabria, em Marituba, e na Escola Walter Bezzera Falcão, em Ananindeua, onde trabalham respectivamente, os professores Paulo Petterson e Sérgio Baia, idealizadores do projeto e professores de Matemática.

Segundo o professor Paulo Petterson, a premiação representa um retorno social para a sociedade paraense: “Foi um ano difícil, com muitos desafios. A educação pública no Brasil parou, então nós pensamos em realizar o ‘Resenha.comPará’ para atingir os alunos do último ano do ensino médio, que estavam sem acesso a aulas presenciais e a preparação para o vestibular, logo foi uma forma  de dar um retorno social da nossa atividade”, declarou o professor.

O Resenha.comPará conta com o apoio de mais 50 professores de vários municípios tais como: Belém, Ananindeua, Marituba, Outeiro, Benevides, Barcarena, Abaetetuba, Castanhal, São Francisco do Pará, Capitão Poço, Capanema, Bragança e  Marabá.

PROFMAT

O Programa de Mestrado em Matemática Profissional do Campus de Abaetetuba, do qual o professor Petterson fez parte, contribuiu bastante para a sua carreira: “Como no PROFMAT nós também temos modalidades a distância, percebi que  mesmo neste momento de pandemia, era possível construir uma ferramenta virtual onde os alunos pudessem obter conhecimentos e tão logo contribuir para seus estudos para o Enem 2020, o PROFMAT me inspirou a desenvolver os trabalhos ( Resenha.comPará ) que podem atingir os alunos ao vivo ou em outros momentos, pois os vídeos ficam disponíveis na internet no Canal do Youtuber Resenha.comPará”, afirmou o professor.

 

A Revista Margens Interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), da Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus de Abaetetuba, divulga informações sobre a chamada de artigos para o dossiê: Margens, Poder e Insurgências na América Latina, a ser lançado no número de julho de 2021. As submissões poderão ser realizadas a partir do dia 15 de janeiro de 2021 e encerrarão no dia 15 de março.

 

Dossiê Margens, Poder e Insurgências na América Latina

Ao tomarmos como lócus de reflexão a América Latina, em sua multiplicidade de culturas, cosmologias, modos de existir e resistir, é inevitável incidir sobre a relação entre modernidade, Estado, violência e racismo, articulados a formas locais de poder em sociedades marcadas pela experiência colonizadora e pelo que Achille Mbembe considera como processos de efabulação, expressos pela falaciosa invenção de enunciados sobre a inferioridade desumana e selvagem de determinadas populações. O fluxo dos processos históricos de dominação e opressão que ainda correm pelas veias abertas da América Latina, no entanto, jamais deixou de enfrentar coletividades insurgentes que, em contextos rurais e urbanos, (re)inventam identidades e narrativas outras, afrontando  mecanismos de subjugação e silenciamentos, desestabilizando a produção estatal das “zonas de não-direito”, positivando identidades subalternizadas e lutando por mudanças nas relações de poder desde as margens do Estado, no sentido atribuído por Veena Das e Deborah Poole. Com isso, buscamos, neste dossiê, reunir pesquisadoras/es que, desde suas experiências empíricas ou discussões bibliográficas, reflitam sobre: (1) as práticas e discursos através dos quais agentes e instituições estatais atualizam violências históricas, produzindo zonas de degradação espacial e moral ao capturar, assujeitar ou mesmo “recuperar” corpos e existências; (2); as reivindicações políticas frente às violências engendradas pela racionalidade neoliberal, a qual precariza a condição humana e as possibilidades de construção de alianças e solidariedades. Ainda, nesse sentido, valorizamos as narrativas sobre os enfrentamentos coletivos, passados e contemporâneos, praticados por mulheres e homens do campo (das florestas, dos rios, das ilhas, dos quilombos, das aldeias e demais espaços territorializados) contra formas específicas de autoridades locais e contra a lógica perversa do grande capital sobre a terra e seus habitantes humanos e não-humanos. Dessa forma, busca-se ampliar os debates sobre as possibilidades de reinscrição de narrativas insurgentes que subvertam lógicas de opressão em cenários sempre marcados por violências, sujeições e silenciamentos.

 

Datas importantes (2021):

Submissões - 15 de janeiro a 15 de março

Respostas aos autores: até 30 de abril

Envio de versões corrigidas: 20 de maio

Editoração: Junho

Publicação: até 30 de julho 2021

 

Observação: Todos os textos devem seguir os padrões descritos em Diretrizes para autores. As submissões serão feitas exclusivamente via sistema. No momento da submissão, selecione o título do Dossiê. Dúvidas, procurar Equipe Editorial.


Organizadores:

Tiago Lemões (UCPel)

Janaina Lobo (UNILAB)

Lívio Claudino (UNIFESSPA)

Rosângela Nogueira (UFPA)

Com o tema “Matemática e Identidade: cultura, diversidade e inclusão”, a VIII Semana de Matemática de Abaetetuba já está recebendo inscrições e submissões de trabalho para a oitava edição que irá acontecer virtualmente entre os dias 2 e 4 de dezembro. A VIII Semat terá programação diversificada, com palestras, mesas de discussão, minicursos e apresentação de trabalhos. O evento terá sua programação realizada por meio de plataformas de reuniões virtuais e contará com transmissão em canal no YouTube.

A Semat tem como objetivo ser um espaço em que docentes, discentes, pesquisadores e profissionais da educação, empenhados no movimento de difusão das propostas de ensino, pesquisa e extensão, compartilham seus conhecimentos matemáticos, a partir das suas relações com a cultura, a tecnologia, as artes e as práticas sociais tradicionais.

“As trocas de experiências entre os pesquisadores e educadores sempre trazem intercâmbio de ideias e de práticas, e esse é o objetivo de semanas acadêmicas como a Semat. A participação em eventos acadêmicos é o que dinamiza a difusão do conhecimento que se desenvolve nas universidades, nos espaços de pesquisa e de ensino”, comenta o professor Osvaldo Barros, responsável pela organização da iniciativa.

A oitava edição da Semat abordará a identidade cultural, a diversidade e as necessidades de acessibilidade ao conhecimento. De acordo com o docente, a ideia é chamar atenção para os valores culturais e os conhecimentos ancestrais que ainda vivem na memória e nas práticas de grupos culturais como ribeirinhos, indígenas, quilombolas e agricultores. Além disso, há a proposta de demonstrar que as práticas urbanas também são manifestações culturais e que, assim como as outras, também são produtoras de conhecimento.

O evento é uma realização do Laboratório de Ensino de Matemática da Amazônia Tocantina (Lemat) e do Grupo de Estudos e Pesquisas das Práticas Etnomatemáticas na Amazônia (Getnoma).

Inscrições - Direcionadas aos estudantes de graduação ou pós-graduação, educadores e pesquisadores da área de Matemática, independentemente do campo de pesquisa, as inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de novembro. Os valores variam conforme a modalidade de participação, a partir de R$10,00, e o pagamento pode ser feito por transferência bancária ou pelo aplicativo PicPay.

As inscrições serão confirmadas com o recebimento do comprovante de transferência, que deve ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais detalhes, acesse aqui.

Submissões - Nesta edição, os trabalhos serão apresentados em dois formatos: comunicações orais em salas virtuais e pôster eletrônico, que será exibido no site do Lemat para os interessados. As submissões irão até o dia 2 de novembro.

 

Mais detalhes sobre formatação de trabalhos e templates do evento devem ser consultados no site da VIII SEMAT.

https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Serviço:

VIII Semana de Matemática de Abaetetuba (VIII SEMAT)

Data: 2 a 4 de dezembro

Inscrições e submissões de trabalhos: até o dia 2 de novembro

Local das inscrições: site do evento https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Os valores das inscrições variam conforme a categoria de participação.

Mais informações podem ser consultadas no site do evento https://www.osvaldosb.com/viii-semat

 

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

 

 

Edital n°01 da PPGCEM que trata da abertura do processo seletivo para a primeira turma de Mestrado Acadêmico para toda a nossa comunidade acadêmica e região

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) está vinculado ao Campus Universitário de Ananindeua e ao Campus Universitário de Abaetetuba da UFPA. Enfatizamos que o curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais foi recomendado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC) em 2019, na 191ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES)/CAPES com uma área de concentração denominada de Caracterização, Desenvolvimento e Aplicação de Materiais e duas linhas de pesquisa, são elas: 

 Linha 1: Tecnologia dos materiais

 

Linha 2: Materiais Nanoestruturados

Serão oferecidas 16 (dezesseis) vagas efetivas, para o curso de mestrado, vinculadas aos docentes do programa para maiores informações e edital,

 no link abaixo do programa.

http://ppgcem.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual

 

Docente do Campus Abaetetuba tem artigo publicado em revista internacional

        O professor Dr. Marcos Allan do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba teve trabalho aceito em revista internacional. O artigo foi publicado na revista: Scientific Reports-Nature (revista de divulgação científica multidisciplinar online da Nature) e teve como tema: “Ciência dos Materiais, em especial novos materiais em nanotecnologia”.
        O trabalho foi elaborado pelo professor Dr. Marcos Allan, professor Dr. Eduardo Braga e dos alunos da pós-graduação Diego Borges, Danyella Cardoso (mestrado) e Cristhian Loayza (doutorado), juntos eles conseguiram  desenvolver um eletrodo nanoestruturado para soldagem a arco elétrico de alto desempenho e os resultados foram aceitos para publicação sob o título original: "Stainless steel weld metal enhanced with carbon nanotubes".
            Para o professor Marcos Allan: “A Nature é uma das mais importantes revistas de divulgação científica no mundo, onde a Scientific Reports é uma das suas principais revistas online de divulgação científica multidisciplinar. Uma publicação na Nature representa para o pesquisador difusão científica global do seu trabalho”, afirmou o docente.
            O trabalho foi realizado por meio dos Programas de Pós-Graduação em  Engenharia Mecânica e Programa de Engenharia e Recursos Naturais da Amazônia. A pesquisa causa impacto na área da indústria metalo-mecânica, no sentido que pode ser aplicado em toda indústria de soldas, como por exemplo na indústria naval e plataformas petrolíferas off-shore.
Confira o trabalho completo no site: https://www.nature.com/articles/s41598-020-75136-z

 

 

 

 

O Campus Universitário da UFPA de Abaetetuba por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) informa que os procedimentos de recebimento do Auxílio Emergencial de Apoio à Inclusão Digital – Modalidade I (pacotes de dados móveis – CHIPS), serão entregues nos dias 20 e 21 de outubro de 2020, no Campus de Abaetetuba, no auditório central. E para evitar aglomerações a entrega será feita por ordem alfabética.

Confira a Lista:

 

Dia 20/10 - 14h - Discentes com letras A e B;

 

Dia 20/10 - 15h30 discentes com letras C, D e E;

 

Dia 21/10 - 8h – discentes com as letras F a J;

 

Dia 21/10 - 9h30 – discentes com as letras K a M;

 

Dia 21/10 – 14h - discentes com as letras N a R;

 

Dia 21/10 – 15h30 - discentes com as letras S a Y;

 

 

Obervação: Estudantes devem comparecer ao campus com máscara de proteção e todos devem trazer suas próprias canetas, além do

documento de identificação.  

 

 

 

NOTA SOBRE A NOMEAÇÃO DO PROFESSOR EMMANUEL TOURINHO À REITORIA DA UFPA
 
O Campus Universitário de Abaetetuba, acompanhando o movimento pró-democracia dentro da Universidade Federal do Pará, manifesta apoio total e irrestrito à nomeação do reitor e vice-reitor eleitos e indicados pela maioria da comunidade acadêmica em pleito com valor consultivo no âmbito da instituição. Embora os procedimentos burocráticos tenham sido cumpridos com rigor e respeito à legislação, o governo federal insiste em não nomear os eleitos, alegando irregularidades no processo, já desconstruídas pela vitória em todas as instâncias, em âmbito judicial, dos recursos impetrados na tentativa de invalidar o processo eleitoral e pelo parecer no 00073/2020/GAAB/PFUPA/PGF/AGU emitido pela Procuradoria.
Cientes de que cabe ao presidente da República a nomeação do reitor e vice-reitor a partir da lista tríplice enviada ao MEC, cumpre lembrar que, historicamente, em respeito à democracia e à autonomia universitária, o bom- senso baseia a nomeação de modo que, em pleitos anteriores, os candidatos indicados em primeiro lugar na consulta feita à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Pará foram nomeados.
A UFPA, como maior universidade do Norte do país, atende aos anseios sociais e assume para si responsabilidade educacional com a população e a Amazônia, sendo uma das grandes difusoras de pesquisa de preservação, desenvolvimento e garantia de direitos. Nos últimos quatro anos, sob a gestão do professor Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira, cresceu em iniciativas de pesquisa e internacionalização, assim como em integração entre seus diversos campi e em atendimento às demandas estudantis de acesso e permanência. Nela, vivenciamos a diversidade, a democracia em sua plenitude e o respeito às diferenças de qualquer natureza.
A UFPA, que atende todo o estado do Pará, encontra-se agredida pelo desrespeito à nomeação do reitor e vice-reitor eleitos, criando um clima de instabilidades e incertezas que afetam a vida acadêmica em todos os sentidos. Uma instituição reconhecidamente respeitadora dos processos democráticos e das instâncias executivas se vê agredida em sua autonomia diante da morosidade instaurada no procedimento de nomeação do reitor legitimamente eleito no CONSUN.
Diante da veiculação na imprensa de informações sobre a possibilidade de que o governo federal venha a desrespeitar um processo eleitoral legítimo, acenando, inclusive, para a possível nomeação de um interventor, gerou- se uma situação de apreensão, não apenas na comunidade universitária, mas também em entidades da sociedade civil, que reconhecem a UFPA como uma grande defensora das correções de desigualdades sociais relacionadas ao acesso e permanência na universidade em todo o estado do Pará, assim como uma grande defensora da democracia e dos direitos garantidos pela Constituição Federal.
O destaque obtido por uma universidade do porte da UFPA tanto nacional quanto internacionalmente é prova do comprometimento institucional com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e do comprometimento de toda a comunidade acadêmica com a instituição. Vivemos, em todos os espaços da UFPA, a necessária liberdade de expressão de pensamento e de compromisso com a comunidade que acolhe cada campus da instituição, assim houve espaço de debate e apresentação de propostas durante o processo de consulta pública, dando à comunidade o direito de opinar e dizer quem melhor representava seus interesses.
O Conselho Superior, em respeito ao processo democrático, e seguindo a vontade da comunidade, manifestada na consulta informal, mesmo que desvinculada legalmente do processo eleitoral instituído no CONSUN, manteve a indicação, em inquestionável primeiro lugar, dos professores Emmanuel Zaguri Tourinho e Gilmar Pereira da Silva para um segundo mandato.
Neste ambiente de autonomia e respeito, o Campus de Abaetetuba manifesta-se em favor do atendimento à vontade da comunidade acadêmica, em consulta informal, e da decisão do CONSUN, na composição da lista tríplice, que respeitou rigorosamente tanto a legislação quanto o estatuto da UFPA, ao apresentar os professores Emmanuel Tourinho e Gilmar Pereira da Silva como acolhidos, em primeiro lugar, na lista tríplice.
A nomeação de uma reitoria que não conte com amplo reconhecimento de sua comunidade acadêmica representa uma afronta à autonomia da universidade e um risco de retrocesso na trajetória de avanços constantes na qualidade de suas atividades.
A autonomia e a democracia interna da UFPA devem ser respeitadas. #NOMEIATOURINHO
Abaetetuba, 06 de outubro de 2020
 Comunidade Acadêmica do Campus de Abaetetuba.

A partir desta segunda-feira, 21 de setembro, estará aberto o sistema de Avaliação de Desempenho relativa ao ano de 2020. O prazo final para concluir as etapas do processo vai até o dia 23 de outubro. A ação é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Desempenho e Carreira - CDES. Para a análise, será considerado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020.

Ao acessar o sistema, o servidor possui duas opções de avaliação: Servidores sem Função Gerencial e Servidores com Função Gerencial. Deverão participar do processo avaliativo na modalidade "sem Função Gerencial" todos os servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2017 por nomeação, assim como redistribuídos ou em exercício provisório, que no decorrer do período avaliativo possuam no mínimo seis meses de efetivo exercício na UFPA.

Caso o servidor, docente ou técnico, tenha cumprido função de gestor durante o tempo em conferência, a modalidade que deve ser escolhida é "com Função Gerencial". O link para acesso ao "Sistema de Avaliação de Desempenho" encontra-se disponível no site da Progep, para acessar clique aqui.

"Dada à relevância desta ferramenta, pedimos o empenho de todos os servidores, principalmente chefias imediatas e dirigentes das Unidades, tanto no cumprimento do prazo quanto na participação do processo de forma crítica", ressalta Cristina Yoshino, Diretora de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho.

Como fazer a avaliação - A avaliação é composta por três etapas: a) Autoavaliação (o próprio servidor se avalia); b) Avaliação Gerencial (o chefe imediato avalia o servidor); c) Homologação (o Dirigente Máximo da unidade homologa o resultado final). Para que a avaliação seja homologada é necessária a conclusão de todas as etapas. A não realização da avaliação de desempenho poderá impossibilitar a progressão por mérito do servidor, bem como a liberação do servidor para afastamento para curso de Pós-Graduação.

Para os casos em que os servidores, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de seis meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão, a avaliação deverá ser realizada por meio de formulário específico disponibilizado no site da Progep . Servidores de férias, licença-maternidade, licença-saúde ou inseridos em outra classe de afastamento, que não interrompa o efetivo exercício, devem fazer a avaliação pelo sistema .


Serviço:
Avaliação de Desempenho/2020
Acesso ao sistema clique aqui .
Público alvo: técnico-administrativos que ingressaram até 31/03/2017 e docentes que exercem função gerencial.
Manual de Avaliação de Desempenho
Período avaliativo: 1º de julho de 2019 a 30 de junho de 2020
Mais informações: (91) 3201-7532 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A Coordenação do Projeto Institucional de Bolsa  de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Pará (PIBID-UFPA) torna públicas as normas de seleção de DISCENTES dos cursos de  Licenciatura a Universidade Federal do Pará, para admissão imediata ou para composição de banco de reserva, como bolsistas de iniciação à docência e de DOCENTES da Educação Básica, para atuarem como supervisores nos núcleos localizados  nos municípios de Abaetetuba,  Altamira, Ananindeua,  Belém, Bragança,  Breves e Cametá, que compõem o PIBID-UFPA, de modo a  preencher,  de  acordo com o projeto aprovado nos termos do Edital CAPES n°  02/2020,  as cotas disponibilizadas por aquela Fundação na ocasião em que for feita a chamada do(s) selecionado(s).  
 
 
Edital completo no site:

 

Prezados,
Informamos que se encontra no site do Campus de Abaetetuba um novo MENU (Ensino remoto Emergencial - ERE).
No menu encontra-se as informações das Oferta de Disciplinas do CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA/ABAETETUBA (ERE 2020.2) e também informação do CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO com o Planejamento das Atividades de Ensino Remoto para a Disciplina Planejamento Estratégico (período de 15/09 a 28/09/2020).

 

 

Prezados,
O Empréstimo de bens móveis para os servidores em trabalho remoto foi autorizado e poderá ser formalizado por meio de Termo de Acautelamento realizado por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), em nome do servidor efetivamente lotado e em exercício na UFPA, que ficará responsável temporariamente pela guarda e conservação dos bens sob os seus cuidados”, estabelece a Resolução Nº 1.503. Mais informações no Link abaixo.

Empréstimo de Bens Móveis da Universidade para Servidores em Trabalho Remoto, enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais. Os bens são: notebook, desktop, nobreak e cadeira.

O Servidor do Campus de Abaetetuba deverá primeiramente solicitar a sua chefia imediata através de e-mail. Se a chefia imediata autorizar a solicitação do servidor, o mesmo deverá encaminhar o e-mail autorizado para a CPGA fazer o acautelamento do bem.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
1 - Antes do servidor levar emprestado o Desktop ou Notebook, o mesmo deverá abrir um chamado pelo Suporte Técnico em TI e Infraestrutura - SATI (http://sistemas.cubt.ufpa.br/sati) e entrar em contato com o DTIC através do contato de e-mail da direção do departamento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para que seja agendada com o servidor solicitante, a configuração do desktop ou notebook pelos técnicos do DTIC para utilização do equipamento em sua casa.

2 - Em hipótese alguma a equipe técnica do DTIC se dirigirá a casa do servidor para prestar suporte de configuração do equipamento ou prestar outro tipo de serviço


3 - O acesso as pastas compartilhadas do servidor através da rede interna do campus não serão possíveis fora do campus.


4 - O DTIC orienta aos servidores a utilização de softwares ou aplicativos de acesso remoto em seus equipamentos, os mesmos podem ser instalados pela equipe técnica do DTIC por agendamento para que seja instalado o software e mostrado a sua utilização.

imagem sem descrição.

 

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA, atuou durante o mês de agosto e início do mês de setembro, no “Programa de formação para uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs)” desenvolvido pela PROEG através da Diretoria de Apoio a Docente e Discentes (DADD). Em parceria com a Professora Drª. Danielle Costa do Campus de Ananindeua, foi ministrado o curso de formação continuada “Ampliando as possibilidades com as ferramentas do G Suite for Education” para docentes e discentes, com mais de 300 participantes.

Como resultado final, o CTIC, disponibiliza na página do G Suite da UFPA, um conjunto de tutoriais em arquivos, e novos vídeos com as práticas apresentadas durante os encontros virtuais com as turmas. Clique aqui para acessar os vídeos e aqui os tutoriais em arquivos.

Segundo o diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, as ações foram positivas. “Foi muito boa a troca de experiência com todos os participantes, acredito que conseguimos sanar todas as dúvidas e apresentar de forma clara o objetivo as ferramentas. Esse conjunto de vídeos amadores e os manuais, irão contribuir para que mais docentes e discentes consigam avançar no processo de ensino remoto emergencial”.

A professora Danielle Costa, também afirma, “Para gente as oficinas também foram um grande desafio. As oficinas destinadas aos docentes tiveram participação ativa, muitas dúvidas, muita troca de experiências e muitos insights sobre como nós poderíamos melhorar a própria oficina  e nosso material didático durante o processo de capacitação. Já as oficinas destinadas aos discentes foram uma grata surpresa, os participantes foram extremamente generosos e solidários e também contribuíram com feedbacks incríveis de como juntos podemos enfrentar esta nova realidade. Acredito que todos nós aprendemos muito.”.

“Agora o CTIC está planejando montar algumas oficinas virtuais sobre outra plataforma de aplicativos que os usuários também poderão utilizar, o Microsoft 365”, relata Marco Aurélio Capela.

 

Sabe o que você encontra nos vídeos e tutoriais?

  • Criar (calouros) e migrar (servidores e discentes) sua conta institucional;
  • Importar seus contatos;
  • Como acessar as ferramentas;
  • Noções básicas do Google drive e documentos;
  • Compartilhar pastas, arquivos e trabalhar de forma colaborativa;
  • Criar formulários simples e um prova com autocorreção;
  • Agendar reuniões com envio de convites e a anexos;
  • Criar reuniões no Google meet, compartilhar tela, segurança e interatividade;
  • Como adicionar sua conta G Suite no Android;
  • Configurar a conta institucional nas redes sem fio oficiais da UFPA.

 

Alguns números do G Suite na UFPA

Contas de usuários: +11.000

Total de espaço utilizado: 42,5 TB

Total de e-mails enviados/recebidos: 3.1 mi

Total de reuniões no meet: +11.500

 

Texto/arte: Assessoria de comunicação do CTIC

 

 

A Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM) do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba, está promovendo o I Ciclo Interdisciplinar, que tem como tema geral: "Diálogos de Saberes na Amazônia: povos do campo, das águas e das florestas". O evento reúne pesquisadores e profissionais das mais distintas áreas em diversas lives. E no dia 16 de setembro, haverá a live: "Mercados Institucionais de Alimentos e a Agricultura Familiar: potencialidades e limitações". O evento vai contar com a presença do prof. M.Sc. Raôni Azeredo; professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), da Profa. Dra. Kátia Garcez; Consultora / Volunteer da UNV, da Esp. Elizeth Marques; licenciada em ciência biológica e especialista em Agroecologia, assessora técnica da APACC/ Rede Jirau de Agroecologia e vice-presidente da AMA, além do prof. Dr. Francinei Bentes da UFPA, como mediador do evento. A iniciativa é da FADECAM, com o apoio da Rede IntegraSUL e do grupo de pesquisa DRIS.

O evento será transmitido no dia 16 de setembro, às 09:30 h da manhã, na seguinte página: https://www.facebook.com/fadecam.abaetetuba

Convidamos os docentes e a equipe da Coordenadoria Acadêmica do Campus para Participar de uma reunião no dia 09/09/2020, às 17hs, via Google Meet (meet.google.com/pdf-uqtk-qfw), com o senhor Francisco Coelho Júnior, Administrador da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico da PROPLAN/UFPA, para tratarmos sobre o Planejamento de atividades durante o período de Ensino Remoto Emergêncial.

A presença de todos (as) é de extrema importância para dialogarmos nesse momento de novos desafios em nosso processo educativo.

 

 Já estão abertas as inscrições para o curso “ Elaboração e acompanhamento de plano de trabalho”. A capacitação, em formato EaD, com aulas ao vivo, acontecerá de 14 a 18 de setembro, das 14h às 18h, por meio da plataforma Google Meet. A iniciativa é do Instituto de Geociências em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio do Capacit.

O curso terá 20h de carga horária e objetiva capacitar o participante para saber planejar, elaborar e acompanhar o plano de trabalho do servidor em diferentes áreas organizacionais. Para participar, é necessário que o servidor realize sua inscrição até o dia 2 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), seguindo o caminho Capacitação > Turmas > Consultar abertas.

Ao final do curso, os servidores serão capazes de planejar e distribuir as atividades entre a equipe de trabalho de forma otimizada; elaborar metas para cada atividade e para cada servidor ou estagiário; elaborar o plano de trabalho; elaborar o relatório de acompanhamento das atividades; como planejar as atividades e distribuir com a equipe de trabalho; como elaborar metas; instrumentos para acompanhar o servidor ou estagiário e o plano de trabalho: relatório de acompanhamento, entre outros.

Texto e arte: Assessoria Progep

 

 Uma parceria da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) irá ofertar o curso  EaD “Didática para Facilitação de Aulas Remotas”. A capacitação ocorrerá no período de 28/9 a 9/10/2020 (apenas nos dias úteis), no horário das 14h às 17h30, sendo segunda, quarta e sexta, com aulas síncronas (horário de Brasília). As inscrições já estão abertas.

O curso visa preparar os servidores públicos para a aplicação de métodos e procedimentos didáticos em cursos e programas de capacitação transmitidos em plataformas digitais, considerando os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos, o modelo andragógico Knowles e a concepção de aprendizagem experiencial de Kolb para práticas educacionais ativas.

Inscrições - As inscrições estão sendo realizadas no Portal da ENAP. No menu do site, existe a opção de cadastramento para servidores que não possuem login e senha. Já para servidores cadastrados, basta clicar no menu “acessar a sua conta”. O curso possui 35h de carga horária. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de setembro, e as vagas são limitadas.

O curso será transmitido pela internet, ao vivo, e contará com atividades assíncronas no Google sala de aula.  Um colaborador da Enap estará durante toda a transmissão para auxiliar professor e  alunos. Para participar efetivamente, é necessário possuir uma conta Gmail que possibilite o acesso ao Google Classroom (Sala de Aula). É importante ter disponível equipamento (desktop ou notebook) com câmera e microfone. As aulas síncronas serão realizadas pela plataforma Zoom.

Serviço:

Didática para Facilitação de Aulas Remotas

Período das inscrições: Até 11 de setembro

Data: 28/9 a 9/10/2020

Hora: 14h às 17h30

Texto e arte: Assessoria Progep

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UFPA), através da Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes (DADD), ampliou o Programa de Formação continuada com a oferta de ações de capacitação visando preparar docentes e discentes para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), de ambientes virtuais e de métodos e procedimentos didáticos aplicados ao processo de ensino-aprendizagem, que venham a contribuir com o desenvolvimento de atividades acadêmicas alternativas ao ensino presencial.

As ações de capacitação ocorrerão por meio de palestras, oficinas e cursos online, com atividades síncronas e assíncronas através das plataformas digitais Google Meet e Google Classroom. A oferta ocorrerá nos meses de agosto e setembro.

Inicialmente, estão abertas as inscrições para as seguintes atividades: oficina “Elaboração e utilização de videoaulas no processo de ensino-aprendizagem”, cursos “Legislação em Foco: normatizações e regulações do ensino superior”,  “Avaliação da Aprendizagem com Foco no Ensino Remoto”, “Direitos Autorais no Ensino Remoto” e “Ampliando as possibilidades com as Ferramentas do G Suite for Education". Estão também abertas as inscrições para o webinário “Tenho um aluno surdo e agora? Noções básicas de como realizar aulas e preparar materiais de estudo remotamente e acessíveis para alunos com Deficiência auditiva e surdez”. Todas as atividades com inscrições abertas no momento são destinadas aos docentes. Os cursos voltados para capacitação de discentes serão anunciados em breve, com inscrições previstas para terem início em 18/08/2020.

Programação completa - A relação completa de palestras, cursos e oficinas, juntamente com o cronograma de oferta e períodos de inscrição podem ser consultados neste documento (link)

Inscrições – Os docentes interessados em participar das atividades devem realizar a inscrição, de acordo com o cronograma de cada atividade, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no portal do docente, na aba Ensino > PAP > Inscrever-se em atividade. As inscrições dos discentes serão realizadas por meio de formulário on-line, que estará disponível no site da PROEG.

Em caso de dúvidas ou problemas no procedimento de inscrição, o interessado poderá entrar em contado com a Diretoria de Apoio a Docentes e Discentes da PROEG, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informamos aos discentes do campus da UFPA de Abaetetuba que a partir do dia 06/08/2020, o INFOCENTRO estará aberto para os alunos utilizarem o espaço para realizarem a Inscrição no Auxílio Emergencial de Apoio à Inclusão Digital.

Horário de funcionamento:

Das 8h às 12h e das 14h às 18h

OBS: O espaço do INFOCENTRO ficará disponível para realização da inscrição até às 14h do dia 14/08/2020.

outras informações no link aqui:

 

 

 

Auxílio Digital

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), publicou, nesta sexta-feira, 31 de julho de 2020, o Edital nº 06/2020/SAEST/UFPA, que regulamenta o processo seletivo para candidatos aos Auxílios Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital, destinadoa discentes de cursos presenciais de educação básica, graduação e pós-graduação stricto sensu, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O objetivo dos auxílios é permitir o acesso a equipamentos e tecnologias aos discentes para a garantia da inclusão, em possível oferta de atividades acadêmicas de ensino remoto emergencial, em razão dos impedimentos de atividades presenciais na Universidade causados pela pandemia da Covid-19.

Serão duas modalidades de apoio ofertadas: Modalidade I, constituída pelo fornecimento de pacotes de dados móveis de serviço móvel pessoal, nos termos do programa do Ministério da Educação (MEC) e da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), durante o período da pandemia da Covid-19; e Modalidade II, constituída pela concessão de auxílio financeiro (Auxílio TIC/2020), em parcela única, para aquisição de equipamento (notebook, desktop, all-in-one ou tablet) que possibilite o acesso à internet.

Para conhecimento total das exigências para participação no processo seletivo 06/2020/UFPA/Saest, é importante que cada candidato leia a íntegra do Edital, principalmente, no que concerne aos critérios de pontuação, habilitação, prestação de contas, obrigações, cancelamento e disposições finais. Acesse edital aqui.

Quem pode solicitar Será considerado apto a participar do processo seletivo, nas Modalidades I e II, o candidato que preencher cumulativamente as seguintes condições: estar regularmente matriculado em curso presencial que esteja promovendo atividade curricular remota emergencial e ter renda familiar bruta de até 1,5 (um salário mínimo e meio) per capita. Estará dispensado da comprovação de renda familiar o candidato que já constar do cadastro de vulnerabilidade socioeconômica da Saest ou que comprovar ter ingressado na UFPA por meio da cota escola/renda.

Discentes que não constam do cadastro de vulnerabilidade socioeconômica da Saest que não ingressaram na UFPA por meio da cota escola/renda e que, ainda assim, possuam renda familiar bruta de até 1,5 (um salário mínimo e meio) per capita deverão comprovar a renda familiar caso sejam selecionados para atendimento.

Inscrições - O período de inscrição será das 9h do dia 3 agosto até as 14h de 14 de agosto de 2020. Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST).

Os discentes que já estão cadastrados no Sigaest deverão acessar o sistema com sua matrícula e CPF e clicar no link “Inclusão Digital”, manifestando seu interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (s). Posteriormente os discentes devem atualizar seus dados cadastrais, com especial atenção ao endereço de e-mail e ao número de telefone no qual deverá ser instalado o pacote de dados móveis para a inclusão digital, quando for o caso.

Já os discentes não cadastrados no Sigaest devem acessar o Sistema e clicar em “Ainda não possui cadastro? Clique aqui” e preencher todos os dados solicitados. Ao acessar o sistema, deve clicar em “Inclusão Digital” e manifestar interesse pela (s) modalidade (s) de auxílio (s) pretendida (s). Posteriormente os discentes devem preencher o Questionário Socioeconômico.

Vetos - Não será assistido por este edital o candidato que realiza curso a distância, curso de graduação autofinanciado ou outros de mesma natureza; que tiver integralizado ou concluído o curso de graduação em data anterior ao pagamento do auxílio ou que já tenha concluído um curso de graduação ou pós-graduação.

Na Modalidade II (Auxílio TIC/2020), também não será contemplado o discente participante em outras edições de editais do Auxílio Kit Acadêmico, já beneficiado com aquisição de equipamentos de informática, como notebook, computador desktop e tablet ou Pessoa com Deficiência (PcD) que já tenha sido contemplado por meio da Instrução Normativa do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva, em anos anteriores, com equipamentos de TIC como notebook, computador desktop e tablet.

Os discentes PcD que forem contemplados com equipamentos do Auxílio TIC/2020 para inclusão digital não poderão solicitar os mesmos equipamentos no Plano Orçamentário da Instrução Normativa do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva/2020.

Serviço:

Inscrição para Auxílios Emergenciais de Apoio à Inclusão Digital

Período:9h do dia 3 agosto até as 14h de 14 de agosto de 2020

Informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / (91) 98333 -2895 Whats App

Edital completo

Texto e arte: Assessoria Saest

O Campus UFPA-Abaetetuba está promovendo pesquisa para estudantes, técnico-administrativos e docentes, o objetivo é obter informações sobre a saúde da comunidade acadêmica. Vale ressaltar que cada questionário é anônimo. Em nenhum momento serão solicitados dados de identificação pessoal. Os dados do formulário serão transformados em informações numéricas, para que universidade possa ter um diagnóstico da situação epidemiológica e de acesso a equipamentos de informática de cada categoria, a fim de discutir a melhor estratégia para o retorno das atividades acadêmicas.
 
O questionário pode ser respondido até o dia 22 de julho.
 
Os links estão disponíveis abaixo:
 
 
Pesquisa para estudante no link:
 
Pesquisa para técnico-administrativo no link:
 
Pesquisa para docente no link:

 

           A Comissão Organizadora da Consulta (COC) para a escolha dos futuros dirigentes da UFPA disponibilizou uma página que irá reunir todas as informações sobre o processo de consulta prévia à comunidade para a escolha dos novos dirigentes da Universidade Federal do Pará (UFPA). O endereço da página é consulta2020.ufpa.br e o e-mail oficial para contato é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

           A realização da consulta prévia à comunidade para a escolha dos nomes que ocuparão os cargos de Reitor e de Vice-Reitor da UFPA, no período 2020-2024, vai se dar por meio eletrônico, pelo Sistema Integrado de Gestão da UFPA – Módulo Eleição (SIG-Eleição), nos dias 29 e 30 de junho de 2020.

          As novas datas para a consulta foram estabelecidas pela Resolução n. 817, de 3 de junho de 2020, aprovada na última reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no ultimo dia 3 de junho. A decisão pelo calendário e pela consulta via sistema virtual foi motivada por ofício enviado pela Comissão Organizadora da Consulta, uma vez que ainda não há previsão de data para o retorno às atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação da UFPA - Belém

Professor do Campus de Abaetetuba produz máscaras de proteção para evitar a propagação do novo coronavírus no Pará

 

O professor do curso de Física, Marcos Allan Leite, do Campus Universitário da UFPA–Abaetetuba, está produzindo máscaras de proteção facial em impressora 3D, no  Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Sistemas (LAMOSIC), para ajudar na proteção dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente, no combate ao novo coronavírus. As primeiras máscaras foram produzidas nesta semana e devem ser entregues na sexta-feira, dia 03 de abril, ao Grupo de Trabalho (GT) da UFPA, que discute formas de prevenção, realiza estudos e elabora orientações para a comunidade acadêmica.
O docente se inspirou em outras instituições de ensino para realizar o trabalho.  “Estávamos vendo um movimento no sul do país de produção de máscaras do tipo faceshield, pelas universidades, por causa do aumento no número de demandas. Então, resolvemos produzir essas máscaras também para ajudar os profissionais de saúde”, afirmou o professor Marcos Allan.
Para a produção das máscaras é necessário o filamento de ABS, PLA para impressão dos suportes, acetato para a produção das viseiras e elástico para fixar o sistema ao usuário. “Nosso objetivo é entregar esses materiais para o GT e continuar produzindo máscaras, até o término da matéria prima”, disse o professor Marcos Allan.
A produção também contou com o apoio do professor, Dhonata Oliveira, ex-aluno do curso de física do Campus de Abaetetuba.

GT UFPA
No dia 13 de março, a Universidade Federal do Pará instalou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico da doença COVID-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica.
O GT é composto por pesquisadores da área de saúde, administração, comunicação, gestores de ensino, pesquisa e extensão, representantes de dirigentes de unidades e campi, além de representação estudantil, sob a presidência da professora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).
Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus UFPA Abaetetuba

A Coordenadora do Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA, no uso das atribuições que lhe conferem as leis em vigor, torna público o presente Edital para Seleção de BOLSISTA DE APOIO À ATIVIDADE ACADÊMICA.

Com ampla e diversificada programação, o Campus Universitário da UFPA – Abaetetuba promoveu, entre os dias 02 e 06 de março, a Semana do Calouro 2020. Mais de 300 alunos dos cursos de Agroecologia, Letras - Português, Letras - Espanhol, Pedagogia, Física, Matemática e Engenharia de Produção participaram das atividades. Evento começou com uma “Calorada”, promovida pelo Diretório Acadêmico. Ao som da Marchinha do Vestibular do Pinduca e acompanhados por um trio elétrico, os estudantes saíram da Praça Cristo Redentor rumo ao Campus de Abaetetuba.
 A mesa de abertura do evento contou com a participação do vice-reitor da UFPA, professor Gilmar Pereira, coordenadora geral do Campus Abaetetuba, professora Ana Áurea Barreto e vice-coordenadora, professora Rosângela Nogueira. Eles deram boas-vindas aos estudantes e entregaram certificados para os primeiros colocados do vestibular 2020.
 A Semana do Calouro ofereceu aos novos universitários uma programação ampla. Os estudantes de física, por exemplo, tiveram Minicurso de Pré Calculo, palestras sobre a graduação e visita aos laboratórios. Engenharia de Produção promoveu um “coffe break” para receber os futuros engenheiros. O curso de Agroecologia realizou oficinas, rodas de conversa e apresentação dos professores do curso. Pedagogia promoveu aula inaugural, minicursos e trote literário. O curso de Letras – Português ofereceu oficina de Libras, apresentação dos projetos e cinema literário.
 Os universitários veteranos dos cursos da UFPA colaboraram com a organização das ações do evento e deram uma série de orientações para os novos alunos. “Fui muito bem recebido no Campus, a Semana do Calouro nos proporcionou troca de experiências, entretenimento e tivemos muitas oportunidades de conhecer a instituição”, afirmou o estudante de pedagogia Ângelo Pantoja”.

Grupos de Pesquisa
 Os Grupos de Pesquisa GEPIATI e Nova Cartografia Social da Amazônia promoveram roda de conversa sobre o tema: Antropologia e Nutrição, a atividade contou com degustação de Comida de quilombo e era destinado a todos os discentes. Participaram desta mesa o estudante e pesquisador Matthew William Abel de Washington University in St. Louis, Department of Anthropology, o pescador e coordenador do Mopepa, Aladim Alfaia e a Agricultora e quilombola do território de Jambuaçu -Moju/PA, Maria Martinha Almeida.
Os grupos de pesquisa promoveram também uma roda de conversa sobre: Mapeamento situacional de desastres ambientais e seus efeitos na autonomia e eficiência alimentar. Toda essa programação foi coordenada pelas professoras Eliana Teles e Rosa Elizabeth Acevedo.

Administração
 Os servidores técnico-administrativos da Secretaria Geral, Biblioteca, Assessoria de Comunicação (ASCOM), Divisão de Assistência Estudantil (DAEST), Divisão de Acessibilidade (DAC), Divisão de Pesquisa e Pós-graduação (DPPG), Coordenação de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), entre outros, realizaram apresentações dos seus departamentos com a finalidade de promover o esclarecimento para os calouros. As ações realizadas pelo evento tiveram objetivo de promover o conhecimento nas mais distintas áreas. De acordo com o estudante Albert Júnior, “o curso de pedagogia vai muito além de entrar numa sala de aula, na semana do calouro aprendi que o pedagogo pode exercer várias funções, eu, por exemplo, quero atuar na psicopedagogia, então estou ansioso para estudar as disciplinas de psicologia”, declarou o discente.

Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário de Abaetetuba
Fotos: Divulgação

MICRO-ÔNIBUS CIRCULAR

Turno: MANHÃ
SAÍDA PARA O CAMPUS ( 1° VIAGEM) : 07:10h: PÇA. DA BANDEIRA,- TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ-
RUA PEDRO RODRIGUES, RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; AV. DOM PEDRO II; ROD DR.
JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE, RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE
ABAETETUBA.


SAÍDA PARA O CAMPUS ( 2° VIAGEM): 07:40h: PÇA. DA BANDEIRA,- TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ-
RUA PEDRO RODRIGUES, RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; AV. DOM PEDRO II; ROD. DR.
JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE, RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE
ABAETETUBA.


SAÍDA DO CAMPUS (1° VIAGEM): 11:50: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, RUA MANOEL DE
ABREU, TRAVESSA CELINA CONTENTE, RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA, (ATÉ TERMINAL RODOVIÁRIO;
VIAGEM EXCLUSIVA PARA QUEM IRÁ PRECISAR PEGAR ÔNIBUS INTERMUNICIPAL, TRANSPORTE RURAL E
ESCOLAR).


SAÍDA DO CAMPUS (2° VIAGEM) : 12:00 CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, RUA MANOEL DE
ABREU, TRAVESSA CELINA CONTENTE, RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA, AV. DOM PEDRO II, AV. BARRÃO DO
RIO BRANCO, PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ - RUA PEDRO RODRIGUES, RUA
JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; ROD DR. JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE,
RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.


Turno: TARDE
SAÍDA PARA O CAMPUS ( 1° VIAGEM) : 13:10h: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA, RUA MANOEL DE
ABREU, TRAVESSA CELINA CONTENTE, RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA, AV. DOM PEDRO II, AV. BARRÃO DO
RIO BRANCO, PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ- RUA PEDRO RODRIGUES, RUA
JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; ROD DR. JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE,
RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.


SAÍDA PARA O CAMPUS ( 2° VIAGEM): 13:40h: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - RUA MANOEL
DE ABREU- TRAVESSA CELINA CONTENTE- RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA - AV. DOM PEDRO II - AV. BARRÃO
DO RIO BRANCO - PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ- RUA PEDRO RODRIGUES -
RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE- PÇA. DO BARCO - ROD DR. JOÃO MIRANDA - TRAVESSA CELINA
CONTENTE- RUA MANOEL DE ABREU - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.


SAÍDA DO CAMPUS (1° VIAGEM): 17:20h: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - RUA MANOEL DE
ABREU- TRAVESSA CELINA CONTENTE- RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA - AV. DOM PEDRO II - AV. BARRÃO DO
RIO BRANCO - PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ- RUA PEDRO RODRIGUES - RUA
JOAQUIM MENDES CONTENTE- PÇA. DO BARCO - ROD DR. JOÃO MIRANDA - TRAVESSA CELINA CONTENTERUA
MANOEL DE ABREU - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.


SAÍDA DO CAMPUS (2° VIAGEM): 17:50h: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - RUA MANOEL DE
ABREU- TRAVESSA CELINA CONTENTE- RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA - AV. DOM PEDRO II - AV. BARRÃO DO
RIO BRANCO - PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ- RUA PEDRO RODRIGUES - RUA
JOAQUIM MENDES CONTENTE- PÇA. DO BARCO - ROD DR. JOÃO MIRANDA - TRAVESSA CELINA CONTENTERUA
MANOEL DE ABREU - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.

Turno: NOITE
SAÍDA PARA O CAMPUS ( 1° VIAGEM): 17:30h: PÇA. DA BANDEIRA,- TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ-
RUA PEDRO RODRIGUES, RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; AV. DOM PEDRO II; ROD DR.
JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE, RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE
ABAETETUBA.

SAÍDA PARA O CAMPUS ( 2° VIAGEM): 18:00h: PÇA. DA BANDEIRA,- TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉRUA PEDRO RODRIGUES, RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE, PÇA. DO BARCO; AV. DOM PEDRO II; ROD DR. JOÃO MIRANDA; TRAVESSA CELINA CONTENTE, RUA MANOEL DE ABREU, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.

SAÍDA DO CAMPUS ( VIAGEM ÚNICA): 22:00h: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - RUA MANOEL DE ABREU- TRAVESSA CELINA CONTENTE- RODOVIA DR. JOÃO MIRANDA - AV. DOM PEDRO II - AV. BARRÃO DO RIO BRANCO - PRAÇA DA BANDEIRA. -TV TIRADENTES – TV LAURO SODRÉ- RUA PEDRO RODRIGUES - RUA JOAQUIM MENDES CONTENTE- PÇA. DO BARCO - ROD DR. JOÃO MIRANDA - TRAVESSA CELINA CONTENTERUA MANOEL DE ABREU - CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA.

CPGA – COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO

 

 

O Campus Universitário da UFPA de Abaetetuba convoca os novos estudantes para a Semana do Calouro 2020. Evento vai ser realizado no período de 02 a 06 de março e deve oferecer uma programação vasta. Caminhada, palestras, apresentação  dos departamentos administrativos e faculdades, visita guiada aos setores e muito mais. Haverá também uma programação para os estudantes dos cursos noturnos.

Confira a programação abaixo:

Programação

 

 

Estudantes do Cursinho Popular do projeto Universidade Aberta (PUAA) do Campus Universitário da UFPA de Abaetetuba comemoraram a aprovação no vestibular da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA), ambas instituições divulgaram o resultado dos Processos Seletivos 2020, na última quinta-feira, dia 30 de janeiro. O Cursinho Popular é uma iniciativa do Diretório Acadêmico (D.A) e tem o objetivo de oferecer um cursinho preparatório de vestibular gratuito para jovens que não têm acesso aos cursinhos privados. O programa aprovou 20 estudantes que fizeram muita festa no Campus de Abaetetuba e nas ruas da cidade.

 

 

O Projeto Universidade Aberta do Campus Universitário da UFPA - Abaetetuba publicou no dia 28 de janeiro, no site da instituição, o resultado dos processo seletivo do Cursinho Popular 2020. Confira a lista completa dos classificados no link:

Classificados PUAA 2020

A Secretaria Geral de Graduação do Campus de Abaetetuba informa que o período de solicitação de matrícula referente ao segundo semestre de 2019 (De 16 a 23 de fevereiro de 2020) já está disponível - Via Sistema SIGAA/UFPA: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/graduacao, para os cursos EXTENSIVO/REGULAR vinculados a este Campus e também aos alunos que estejam com disciplinas pendentes. O(a) discente que NÃO realizar sua matrícula NÃO poderá frequentar as aulas sem antes verificar a sua situação acadêmica na Secretaria, que poderá ou não autorizar a sua permanência em sala de aula, durante o período de 2º/2020.
A matricula em TCC e estágio supervisionado será na modalidade PRESENCIAL na SEGG no período de 16 A 23 DE FEVEREIRO DE 2020.
Mais informações no anexo:

Matricula 2º período de 2020

Página 1 de 5
Fim do conteúdo da página