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   Música, dança, literatura, inclusão social e Museus, assim, o Encontro sobre Patrimônio Cultural, Acessibilidade, Inclusão e Políticas Públicas, promovido pela Universidade Federal do Pará – Campus de Abaetetuba, entre os dias 16 a 20 de maio. O evento contou com a participação da comunidade acadêmica e envolveu diversas  instituições da região. A iniciativa surgiu a partir da junção entre a 20° Semana Nacional dos Museus, que em Abaetetuba teve como tema: “Igarapé-Miri: Patrimônio Cultural do Baixo Tocantins- Nos caminhos de Canoa Pequena” e o “III Seminário de Acessibilidade e Inclusão: Políticas Públicas, Garantia de Direitos, Equidade” e a Divisão de Extensão (DIEX).  
    Durante uma semana, houveram palestras, minicursos, oficinas, mesas redonda, apresentações artísticas e exposições; o evento reuniu profissionais da educação, da saúde, da assistência social, justiça e artísticas, mestres de cultura e escritores do município de Igarapé Miri. Muitas instituições estiveram presentes tais como:  A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação das Pessoas Com Deficiência do Município de Abaetetuba (ADEMA), Associação Milton Melo, Mães  Guerreiras, Centro de Reabilitação Física (CREFIN), Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo (AFAPA),   Secretaria Municipal de Educação - Setor de Educação Especial, Unidade Técnica de Educação Especial (UTEE), Divisão de acessibilidade (DAC), Casa Elene, Associação de Discentes Quilombolas- (ADQ); e Diretório Acadêmico dos Estudantes- (DA). Além da Academia Igarapémiriense de letras, Escola de Artes, fundação cultural e artistas convidados.
     A professora Msc. Madalena Silva, coordenadora da Divisão de acessibilidade (DAC), avaliou o evento: "Foi um momento importante de troca de conhecimento. E é possível que a gente como uma sociedade habituada na prática de exclusão, a gente não consiga ligar  a relação de patrimônio cultural,  com a inclusão, mas isso tem tudo a ver, porque as pessoas com deficiência tem o direito de acessar todas as políticas, acessar lazer,  de estar em espaços de cultura, movimentos de arte, então foi um evento rico para as pessoas sem deficiência também, provavelmente, porque elas saíram  com uma carga de conhecimento e respeito de acessibilidade, inclusão e políticas  públicas voltadas às pessoas com deficiência”, declarou a professora.
    O Encontro também contou com exposição de artesanatos, apresentações de grupos folclóricos de Igarapé-Miri e a Certificação de Mestres da Cultura para Dona Benedita dos Santos Miranda Benoca, Sr. Gelffson Brandão Lobo Mestre Géo, D. Maria Antônia Oliveira Nonato, além de José Lourinho de Sousa, conhecido como Zeca Bomba.
    O professor Dr. Jones Gomes, coordenador do Museu do Baixo Tocantins declarou que o evento “Vem inserir-se na 20ª Semana Nacional dos Museus, quando o Museu do Baixo Tocantins, vem propor um passeio na cultura de Igarapé Miri, através de exposições e reflexões, que contaram com a presença de músicos, pintores, arte educadores, escritores, fotógrafos e contadores de história daquele município, neste sentido, nossa ação teve como culminância a certificação dos mestres (as) como referenciais culturais da região”.

Última modificação em Quarta, 25 de Mai de 2022, 14h04


  • 25/05/22
  • 13h49

 

O Seminário de Educação Especial: Desafios para uma sociedade inclusiva ocorreu na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Abaetetuba, no dia 28 e abril. O evento foi organizado pela turma concluinte de Pedagogia 2017, sob orientação da professora Olidete de Araújo.

O Seminário reuniu mais de 130 pessoas no Auditório Central do Campus. O Evento teve o objetivo de compartilhar com a comunidade acadêmica cartilhas informativas que foram criadas a partir do núcleo eletivo de Educação Especial, além da apresentação dos materiais produzidos pelos discentes, sobre os temas: Deficiência Física, Deficiência Visual, Deficiências Múltiplas, Transtorno do Aspectro Autista e Síndrome de Down.

O Seminário contou com a presença e palestra do prof.° Esp. Leandro de Abreu, Coordenador Municipal de Educação Especial/Inclusiva (SEMEC). E para
tratar sobre os desafios para inclusão, o evento contou com a participação da prof.° Maria do Socorro Araújo, mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação pela Universidade Europa del Atlântico.

Para participar do evento, os ouvintes levaram um kit de alimento não perecível, que serão doados a "Fazenda da Esperança ", instituição, sem fins lucrativos, ligada à Igreja Católica, cujo o objetivo é o acompanhamento e tratamento de dependentes químicos.


  • 09/05/22
  • 15h01

PSE Educação do Campo

 

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, nesta sexta-feira, 29 de abril, o edital do Processo Seletivo Especial 2022-4 para acesso aos cursos de Licenciatura em Educação no Campo, com ênfases em Ciências Naturais, em Ciências da Natureza, em Linguagens e Códigos e em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza. Os cursos são ofertados pelos Campi de Abaetetuba, Altamira e Cametá, em cinco municípios: Igarapé-Miri, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba. Em cada localidade, são 40 vagas de ampla concorrência e uma vaga adicional para pessoas com deficiência. A previsão do ingresso é para o 3o período letivo de 2022 (início em julho) ou para o 1o período letivo de 2023 (início em janeiro).

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são realizados de modo presencial, em regime intensivo e em turno integral. Os(As) candidatos(as) serão selecionados(as) por localidade de oferta, conforme o seu desempenho no PSE 2022-4, e de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas para cada curso.

Podem participar da seleção candidatos(as) pertencentes a populações rurais (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros) que habitem no campo, não possuam formação de nível superior iniciada ou concluída e, preferencialmente, já atuem como educadores(as) do campo. 

Inscrições - A inscrição inicia a partir das 14h desta segunda-feira, 2 de maio, e segue até as 23h59 do dia 15 de maio de 2022, por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). No processo de inscrição, o(a) candidato(a) deverá cadastrar-se e preencher o formulário eletrônico de inscrição. Não haverá cobrança da taxa de inscrição, mas o(a) candidato(a) deve gerar e imprimir o boleto de pagamento, que servirá de comprovante de inscrição.

Além desse processo, o(a) candidato deverá enviar, via link disponibilizado na área de inscrição, os arquivos legíveis de três documentos: 1) o boleto bancário; 2) a Declaração de Pertencimento à população rural (conforme orientações no edital) e 3) Histórico Escolar e Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, ou Declaração da Escola/Sistema de Ensino, comprovando que o(a) candidato(a) está cursando o terceiro ano do ensino médio.

Esses documentos, caso as condições epidemiológicas permitam, também podem ser entregues em um dos seguintes locais: Faculdade de Etnodiversidade, no Campus Universitário de Altamira; Faculdade de Educação do Campo, no Campus Universitário de Cametá; ou Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, no Campus Universitário de Abaetetuba.

A partir do dia 18 de maio, será publicada, na página do PSE 2022-4, a homologação das inscrições, considerando a apresentação completa dos documentos.

Seleção - O processo de seleção consistirá em duas fases: 1) Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa e 2) Entrevista Pessoal. As provas estão previstas para o dia 29 de maio de 2022, das 14h30 às 18h30; e a entrevista será no período de 9 a 11 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com convocação a ser divulgada a partir do dia 6 de junho, no endereço eletrônico portalfadesp.org.br. Essas etapas serão presenciais, na sede dos campi da UFPA nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Cametá, e no polo da UFPA em Porto de Moz.

Inclusão - Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo visam atender à demanda por formação superior dos(as) educadores(as) das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio das redes de ensino. O PSE 2022-4 busca fortalecer a consolidação dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, à medida que oportuniza o acesso da juventude e dos educadores das escolas do campo à educação superior. Assim, essa oferta faz parte do processo contínuo da UFPA para minimizar as já conhecidas desigualdades na quantidade e qualidade de oferta da educação básica aos povos do campo.

De acordo com a Resolução CNE/CEB N.º 2/2008, a Educação do Campo compreende a educação básica em suas etapas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional técnica de nível médio integrada com o ensino médio e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida - agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros.

Serviço:

Processo Seletivo Especial 2022-4 - Educação do Campo

Inscrições: das 14h de 2 de maio até as 23h59 de 15 de maio de 2022, por meio do site da Fadesp.

Homologação das inscrições: a partir de 18 de maio de 2022.

Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa: 29 de maio de 2022, das 14h30 às 18h30.

Entrevista: de 9 a 11 de junho de 2022, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com convocação a ser divulgada a partir do dia 6 de junho.

Edital completo

 

 

 

 

 

 


  • 02/05/22
  • 17h35
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