Barcarena PDF Imprimir E-mail

Barcarena é uma cidade brasileira do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01°30'21" sul e a uma longitude 48°37'33" oeste, estando a uma altitude de 15 metros em relação ao nível do mar. Segundo o IBGE, sua população está estimada em 92.567 habitantes(estimativa do ano 2009). Segundo algumas informações lacunares o nome "Barcarena" se originou da presença, no assentamento populacional, de uma grande embarcação que havia sido batizada de "Arena"e a qual oshabitantes do lugar chamavam de barca. A junção das duas palavras fez com que a localidade ficasse conhecida como Barcarena. Segundo levantamentos mais recentes o nome deste município se originou da política pombalina na região amazônica.

A cultura da cidade de Barcarena, no Estado do Par, é composta por elementos que encantam e enriquecem sua história. Cidade berço da Cabanagem, tem a Paixão que é de Cristo e também do povo. Tem o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e o de São Francisco Xavier, o Padroeiro do Lugar, o Festival do Abacaxi, do Carangueijo, do Peixe e do Açai.

• NÚCLEO DO CAMAPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA DE BARCARENA

Local: Universidade Aberta do Brasil - UAB Barcarena