Anais do II Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus de Abaetetuba PDF Imprimir E-mail

O Campus Universitário de Abaetetuba por meio da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação e da Divisão de Extensão, envidou esforços no sentido de divulgar os projetos de pesquisa e de extensão em curso, estimulando o debate acadêmico sobre os temas, os problemas e os conhecimentos produzidos, bem como sobre as ações extensionistas em desenvolvimento, pois acreditamos que tais ações definem a Universidade. Outro objetivo foi promover o diálogo entre os grupos de pesquisa e de extensão, aproximando-os por meio da interlocução mediada por diferentes conhecimentos e métodos.

O interesse e a participação de expressivo quantitativo de técnicos, docentes e estudantes ligados aos grupos de pesquisa e projetos de extensão expressam o amadurecimento acadêmico-científico e o compromisso desta comunidade com a construção da Universidade do Baixo Tocantins. Assim, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2013, a comunidade acadêmica aceitou o convite e marcou presença efetiva no evento, totalizando 238 inscrições, distribuídas entre as várias atividades previstas na programação, entre as quais os Gts com comunicação oral e seção pôster, totalizando 57 trabalhos aprovados.

Deste modo, entre plenárias, seção pôster, comunicações orais, apresentação de vídeo sobre resultado de pesquisa cultural, além do encerramento com lançamentos de vários livros organizados por docentes-pesquisadores deste Campus, bem como da Revista Margens – dossiê Educação Ambiental, a participação foi ativa e comprometida, séria e rigorosa. Esse evento acadêmico, que já faz parte da memória acadêmico-cultural deste Campus, aos poucos comunica os conhecimentos produzidos e constitui paulatinamente as identidades acadêmicas da Universidade do Baixo Tocantins. Isto porque, o II SPEBT mostrou as variadas ações locais e regionais na pesquisa e na extensão, compondo outra feição à relação entre conhecimento e sociedade, pois diz de outra natureza e fim da universidade pública, aquela que persegue o conhecimento pluriversitário, transdisciplinar, modelado no diálogo com saberes heterogêneos.

Considerando isso, avaliamos que o II Seminário de Pesquisa e Extensão do Baixo Tocantins superou nossas expectativas, especialmente quanto aos Gts de comunicações orais e seção pôster, marcados pela presença interessada dos participantes e ouvintes que, com entusiasmo, dialogaram e qualificaram o debate.

Assim, só temos a agradecer à equipe organizadora e de apoio, aos conferencistas e palestrantes, à coordenação acadêmica e do Campus de Abaetetuba, às faculdades e grupos de pesquisa que apoiaram efetivamente a realização do evento, aos técnicos, aos docentes-pesquisadores e seus alunos/as de iniciação científica, bem como voluntários/as de pesquisa e de extensão que não se omitiram e divulgaram a produção em pesquisa e em extensão na região tocantina, reafirmando o compromisso com a produção do conhecimento, com a formação acadêmica no local/regional, o que certamente contribuirá com o desenvolvimento sustentável da região, nos levando a prever que o III SPEBT será ainda maior e melhor.

Abaetetuba, dez/2013. Comissão Organizadora