Projeto Travessias, identidades e saberes das águas PDF Imprimir E-mail

TRAVESSIAS, IDENTIDADES E SABERES DAS ÁGUAS – Cartografia de saberes de populações ribeirinhas e quilombolas no município de Abaetetuba.

A pesquisa encenada pela cartografia de saberes inclui a dimensão territorial e a geografia local articuladas entre si, redesenhando um mapa de forma complexo e interdisciplinar que abrange múltiplos olhares, explicitando as territorialidades dos rios, das águas, das escolas e dos movimentos sociais, de modo a contribuir com a política educacional das escolas do campo e, dessa forma, afirmamos uma construção dialógica como fundante no atravessamento por culturas e saberes, experiências e expectativas, alternativas e resistências. A travessia se passa inicialmente pelas águas dos rios Maratauirá, Pará, Itacuruçá, Arapapu, Quianduba, Campompema e Piquiarana, levando-nos ao encontro dos saberes e identidades dos ribeirinhos.

Ações desenvolvidas:

• Feitura da cartografia das comunidades São Sebastião e N. Srª do Perpétuo Socorro nos rios Arapau, Baixo-Itacuruçá e Arapauzinho via pesquisa in lócus;
  • Circularidade Cultural: saberes e identidades do campo, que são encontros formativos junto aos educadores das ilhas, membros do grupo e lideranças rurais.

- Coordenador: Eliana Campos Pojo e Lina Gláucia Dantas Elias

- Bolsista: Josilene Barreto. Graduanda do curso de pedagogia na modalidade intervalar (2009)