Destaques

  • IV Seminário de Pesquisa do Campus de Abaetetuba

  • VI ENCONTRO GEPEIF E PESQUISA E EXTENSÃO

  • EDITAL N°113 - PROCESSO SIMPLIFICADO

  • Seleção de bolsista (Edital 003/2017) Resultado parcial

  • Onde estão os desaparecidos do Araguaia ?

  • PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL N°113

  • PCNA

  • I Seminário de Agroecologia e VI Seminário Licenciatura de Educação do Campo

  • Palestra: Mito e Poesia

  • Palestra UARACI: Narrativa e Simbolismo.

Curso de Língua Portuguesa PDF Imprimir E-mail
  • Sobre o Curso

O Curso de Letras Língua Portuguesa pretende formar professores de Língua Portuguesa aptos para atuarem nos níveis Fundamental e Médio, interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, pelo   domínio do uso da língua em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, e pela consciência das variações linguísticas e culturais, bem como ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de recursos tecnológicos articulando ensino, pesquisa e extensão, sem prescindir das dimensões humana/ ética/ estética/ ambiental como elementos orientadores da tomada de decisão,agregando a capacidade instrumental do fazer profissional à constituição de ação social em busca da transformação dos contextos local e global.

  • Perfil do Profissional

O graduado em Letras,  deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela. Deverá, portanto ser um profissional comprometido com os valores inspiradores da sociedade democrática, dominando não só os conteúdos específicos relacionados às etapas da educação básica para as quais se preparou, mas, também, aos relacionados a uma compreensão mais ampla de questões culturais, sociais, econômicas e de questões referentes à docência, levando em conta uma articulação interdisciplinar. Além disso, saber recorrer a estratégias diversificadas para formular propostas de intervenção pedagógica ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos, aos objetivos das atividades propostas e às características dos conteúdos próprios às etapas da educação básica para as quais se preparou e compreender a pesquisa como um processo que possibilita tanto a elaboração de conhecimento próprio, quanto o aperfeiçoamento da prática pedagógica.

 
Rua Manoel de Abreu S/N - Mutirão - Fone (91) 98199-1782 (OI)